A acerola (Malpighia emarginata) é um dos frutos mais ricos em vitamina C encontrados na natureza, amplamente estudada por suas propriedades antioxidantes, imunomoduladoras e regenerativas. Seu consumo regular está associado à prevenção de infecções, ao fortalecimento do sistema imunológico e à proteção celular contra o envelhecimento precoce.
- Alta ação antioxidante
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Contribuição para a saúde da pele e formação de colágeno
Poder antioxidante da acerola
O alto teor de ácido ascórbico e compostos fenólicos faz da acerola um potente agente antioxidante natural. De acordo com o farmacêutico e pesquisador Cláudio Mendes, essa combinação neutraliza radicais livres e protege o DNA celular de danos oxidativos, reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas.
“A acerola apresenta capacidade antioxidante até 30 vezes superior à da laranja, resultado da sinergia entre vitamina C, antocianinas e flavonoides” (MENDES, 2020).

Fortalecimento do sistema imunológico
A acerola estimula a produção de linfócitos e melhora a resposta imune do organismo. Segundo a médica imunologista Fabiana Tavares, sua ingestão regular auxilia na prevenção de gripes, resfriados e infecções respiratórias, especialmente em períodos de baixa imunidade.
“A suplementação com acerola aumenta significativamente a produção de anticorpos e reduz a incidência de infecções sazonais” (TAVARES, 2019).
Benefícios para a pele e formação de colágeno
Graças ao seu conteúdo de vitamina C e carotenoides, a acerola favorece a síntese de colágeno e atua na regeneração tecidual. De acordo com a biomédica e especialista em cosmetologia Mariana Duarte, esses compostos promovem elasticidade e luminosidade à pele, auxiliando na cicatrização e prevenção do envelhecimento precoce.
“Extratos de Malpighia emarginata estimulam a biossíntese de colágeno e protegem a pele contra danos induzidos por radiação ultravioleta” (DUARTE, 2021).
@drlucianobruno A acerola é uma verdadeira riqueza brasileira! A acerola tem uma quantidade exorbitante de ácido ascórbico. Quando eu digo exorbitante, é exorbitante mesmo, de mil e quinhentos a quatro mil e quinhentos miligramas por cem gramas de fruta, que é cinquenta, cem vezes maior que laranja, que limão. E esse ácido ascórbico, a vitamina C, otimiza a fagocitose em macrófagos, o que auxilia na proteção do nosso organismo contra infecções. A vitamina C é um cofator na síntese de colágeno, o que melhora o aspecto da pele e fornece suporte articular. Também é cofator na síntese de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores importantes pro bem-estar, prazer e motivação. Além de ser fonte de carotenoide, de compostos fenólicos, antocianinas, flavonoides, acerola auxilia na proteção contra o estresse oxidativo, induzidos, por exemplo, por radiação UV. As antocianinas e flavonoides, que estão presentes na acerola, auxiliam no estímulo da expressão da enzima óxido nítrico sintase, e contribui pra dilatação das artérias. Isso, contribui pra redução de pressão arterial. Estudos detectaram a presença de lactonas, norfriedelina A e norfriedelina B, e esses compostos de nome estranhos, demonstram efeitos inibitórios significativos na acetilcolinesterase. Ao reduzir a acetilcolina, esses compostos bioativos presentes na acerola, podem melhorar a memória de curto prazo e exercer ação neuroprotetora. Acerola é demais, você pode consumir na forma de fruta in natura, você pode consumir na forma de suco. Pra consumir na forma de fruta, eu recomendo umas dez, doze acerolas, você já vai ter um resultado incrível, ou você pode usar essa mesma quantidade pra fazer o seu suco. Manda esse vídeo pra quem gosta de acerola e pra quem precisa entender os benefícios dessa fruta tão nossa, tão brasileira, tão incrível e que muitas vezes a gente esquece de usar. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6098779/ https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10889565/
♬ som original – Dr. Luciano Bruno
Acerola como fonte natural de vitalidade e proteção
- Rica em vitamina C e compostos fenólicos de alta atividade antioxidante
- Fortalece o sistema imunológico e auxilia na prevenção de infecções
- Favorece a regeneração celular e a saúde da pele
Leia também: O chá dessa erva pode ser a solução natural para enjoo e mal-estar
O consumo diário de acerola, seja in natura ou em sucos, representa uma forma simples e eficaz de reforçar a saúde e promover longevidade com vitalidade.
Referências Bibliográficas
- DUARTE, Mariana. Effects of Malpighia emarginata extract on skin collagen synthesis. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 20, n. 4, p. 1234-1240, 2021.
- MENDES, Cláudio. Antioxidant activity and bioactive compounds of acerola (Malpighia emarginata). Food Research International, v. 136, p. 109-116, 2020.
- TAVARES, Fabiana. Immune response enhancement by vitamin C-rich fruits. Nutrition Journal, v. 18, n. 2, p. 211-218, 2019.
- YOSHIOKA, T.; ITO, M. Polyphenolic composition and antioxidant potential of acerola juice. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 67, n. 7, p. 1825-1833, 2019.









