Cerejas, ricas em antocianinas e quercetina, são conhecidas por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Recentemente, um estudo da Universidade de Kent revelou que a forma mais eficaz de aproveitar os benefícios das cerejas é transformá-las em pó, em vez de suco. Esta abordagem não só ajuda a combater doenças como o Alzheimer, mas também reduz o desperdício alimentar.
- O pó de cereja pode conter mais benefícios à saúde do que os extratos ou suplementos.
- A transformação de subprodutos agrícolas em alimentos saudáveis é uma solução sustentável.
- O consumo de alimentos ricos em flavonoides pode reduzir o risco de demência.
Como cerejas em pó podem combater o Alzheimer?
Pesquisadores descobriram maior atividade biológica em pó de cereja em comparação com sucos ou polpas. Os resultados sugerem que o pó pode oferecer mais benefícios à saúde do que suplementos tradicionais. Isso se deve à retenção elevada de antocianinas no pó, que são conhecidas por combater a demência. Adicionalmente, as antocianinas têm demonstrado potencial em melhorar a comunicação entre os neurônios e reduzir o acúmulo de placas beta-amiloides, características do Alzheimer.
Como aproveitar o desperdício alimentar
A pesquisa também abordou a sustentabilidade, usando cerejas que seriam descartadas. Segundo a Dra. Marina Ezcurra, transformar essas frutas em sumo é uma maneira eficaz de utilizar subprodutos agrícolas e produzir alimentos saudáveis, promovendo uma alimentação sustentável. O processo também pode gerar rendimento adicional para pequenos agricultores que normalmente perderiam parte da produção.

Quais frutas outros flavonoides podem ajudar na saúde mental?
Flavonoides, encontrados em alimentos como frutas vermelhas, chá e chocolate amargo, são conhecidos por reduzir o risco de demência. Segundo pesquisas, aumentar o consumo de flavonoides pode diminuir as chances de desenvolver a doença em até 28%. O consumo regular desses alimentos também pode contribuir para melhorias na memória e na capacidade cognitiva ao longo do envelhecimento.
Leia também: Você pode cultivar cerejas em casa e nem imagina como é simples
Benefícios ampliados e sustentabilidade
- A produção de pó de cereja ajuda na reutilização de subprodutos agrícolas.
- Flavonoides em frutas diversas são aliados na prevenção de doenças como o Alzheimer.
- Transformações simples nos alimentos podem trazer grandes benefícios à saúde e ao meio ambiente.









