O melão (Cucumis melo) é um fruto vastamente cultivado e apreciado, conhecido por sua polpa suculenta e sabor adocicado. Além de ser uma excelente fonte de hidratação, este fruto da família Cucurbitaceae é rico em compostos bioativos, vitaminas e minerais que lhe conferem notáveis propriedades medicinais, desde a ação diurética até a proteção celular.
- Possui efeito diurético e contribui para o controle da pressão arterial.
- É rico em carotenoides, conferindo poderosa ação antioxidante e protetora.
- Auxilia na saúde da pele e dos ossos devido à presença de vitaminas e minerais essenciais.
Qual o benefício diurético e o papel do melão na pressão arterial?
O melão é composto por cerca de 90% de água, o que, combinado com seu alto teor de potássio, o estabelece como um potente diurético natural. Essa combinação de princípios ativos auxilia na eliminação do excesso de sódio e líquidos do organismo, sendo um excelente suporte para a manutenção da pressão arterial em níveis saudáveis. Segundo estudos sobre a cultura do melão e seus atributos funcionais,
“Os frutos do melão detêm um valor reconhecido como alimento […] ademais é bastante consumido pelo sabor adocicado e pelos atributos medicinais como efeito calmante e diurético, podendo ser o seu consumo de forma natural” (REIS, 2017).
Leia também: A planta medicinal mais poderosa para aliviar a garganta irritada

Como o melão atua na ação antioxidante e proteção celular?
As variedades de melão com polpa mais alaranjada, como o Cantaloupe, são ricas em carotenoides, especialmente o betacaroteno, que é um precursor da vitamina A e possui uma forte ação antioxidante. Estes fitoquímicos são cruciais para combater os radicais livres, protegendo as células contra o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce. O potencial antioxidante é um campo crescente de pesquisa.
“A nanoencapsulação apresenta-se como uma alternativa para promover o aumento da solubilidade, estabilidade, potencializar e preservar a ação antioxidante dos carotenoides do melão Cantaloupe (Cucumis melo L.)” (OLIVEIRA, 2020).
O uso de tecnologias como a nanoencapsulação, citada em pesquisas, demonstra o interesse da ciência em maximizar a biodisponibilidade dos compostos bioativos do melão.
O melão possui benefícios para a pele e o sistema imunológico?
Sim, o melão oferece benefícios terapêuticos importantes para a saúde da pele e para o sistema de defesa do corpo. Ele é uma fonte significativa de vitamina C, um antioxidante vital que atua diretamente na síntese de colágeno, e de vitamina A (via carotenoides), essencial para a formação e manutenção de tecidos epiteliais saudáveis. A vitamina C, por sua vez, fortalece o sistema imunológico.
“O melão é benéfico para a pele devido à sua alta concentração de vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno […] e a presença de antioxidantes vitais, como vitamina C e beta-caroteno, ajuda a proteger os vasos sanguíneos contra danos” (SANTOS, 2024).
Dica de preparo: Para otimizar a hidratação e aproveitar os benefícios diuréticos, consuma o melão gelado e em jejum. Também é uma excelente adição a sucos desintoxicantes, combinando com folhas verdes.
Uma alternativa natural para o equilíbrio e a vitalidade
O melão é um exemplo prático de como alimentos simples e saborosos podem ser verdadeiras fontes de propriedades curativas e funcionais. Sua riqueza em água, potássio, vitaminas C e A, e fitoquímicos antioxidantes o torna um aliado poderoso tanto para a hidratação celular quanto para a prevenção de condições crônicas, como a hipertensão e o envelhecimento oxidativo, conforme evidenciado pela literatura acadêmica.
- A alta proporção de água e potássio confere ao melão efeito diurético, apoiando o controle da pressão arterial (REIS, 2017).
- Carotenoides, como o betacaroteno, garantem a ação antioxidante, protegendo contra o estresse oxidativo celular (OLIVEIRA, 2020).
- A presença de vitamina C e A contribui para a síntese de colágeno e a saúde da pele, reforçando as defesas do sistema imunológico (SANTOS, 2024).
Referências bibliográficas
- OLIVEIRA, Grazielle Louise Ribeiro de. Avaliação do potencial e estabilidade antioxidante de extrato de carotenoides de melão cantaloupe (Cucumis melo L.) nanoencapsulado visando aplicação em alimentos. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
- REIS, Daise Souza. Efeito de lâminas de irrigação e bioestimulante na fisiologia e produção de variedades de melão no vale do submédio São Francisco. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2017.
- SANTOS, Karyne. Benefícios do melão para a saúde. Cuidados Pela Vida, 2024. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/beneficios-do-melao-para-a-saude.









