A busca por uma barriga mais lisa e a eliminação da gordura localizada na região abdominal, popularmente conhecida como “pochete”, é um dos objetivos mais comuns para quem inicia uma rotina de exercícios. A intuição leva muitos a acreditar que centenas de abdominais são o caminho direto para resolver a questão, mas a ciência nos mostra uma realidade mais complexa e interessante.
Este artigo irá desmistificar o conceito de perda de gordura localizada e apresentar uma abordagem mais eficaz e segura. Em vez de focar em soluções que não funcionam, vamos explorar os exercícios e estratégias que realmente contribuem para a redução da gordura corporal total e para a construção de um núcleo abdominal forte e funcional, que é a verdadeira chave para a mudança estética e para a saúde.
Por que não é possível “queimar” a gordura de um só lugar?
O conceito de redução de gordura localizada (spot reduction) é um dos mitos mais persistentes no mundo fitness. A ideia de que você pode queimar a gordura de uma área específica do corpo apenas exercitando aquela área não é suportada por evidências científicas. Quando o corpo precisa de energia, ele mobiliza a gordura de suas reservas em um padrão sistêmico, determinado em grande parte pela genética e por fatores hormonais, e não pelo músculo que está sendo trabalhado.
Conforme esclarecido por instituições como o American Council on Exercise (ACE), o corpo perde gordura de forma geral. Portanto, fazer abdominais fortalece os músculos do abdômen, mas não queima necessariamente a camada de gordura que os cobre. A abordagem mais eficiente é focar na redução da gordura corporal total.

Leia mais: O alimento mais eficiente para gripe e garganta inflamada
Como os exercícios compostos podem ser mais eficazes que os abdominais isolados?
Para reduzir a gordura corporal, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que se consome. É aqui que os exercícios compostos se mostram muito superiores aos exercícios isolados, como os abdominais tradicionais. Movimentos compostos recrutam múltiplos grupos musculares e articulações simultaneamente, o que eleva a frequência cardíaca e resulta em um gasto calórico muito maior.
Incluir exercícios como agachamentos, afundos e flexões na sua rotina não só fortalece pernas, glúteos e peito, mas também exige uma enorme ativação do core para a estabilização do tronco. Essa combinação de alto gasto energético e fortalecimento do núcleo é muito mais eficaz para a composição corporal do que apenas exercícios abdominais isolados.
Quais exercícios constroem uma base abdominal forte e funcional?
Embora não eliminem a gordura localizada, exercícios específicos para o core são fundamentais para a postura, estabilidade e para criar uma aparência mais tonificada à medida que a gordura corporal diminui. Um abdômen forte é a base para quase todos os outros movimentos e para a prevenção de dores lombares. Abaixo estão quatro exercícios essenciais para construir essa base.
Prancha isométrica (Plank)
Este exercício é um dos mais eficientes para a força do core. Ele trabalha o reto abdominal, os oblíquos e, crucialmente, os músculos profundos como o transverso abdominal, que atua como uma cinta natural para o tronco. O foco é manter o corpo perfeitamente alinhado, contraindo o abdômen e os glúteos.
@guilhermeern O teu abdômen agradece esse ajuste👌🏻🔥
♬ som original – Guilherme Ern -Personal online
Elevação de pernas (Leg Raises)
Realizado deitado, este movimento é excelente para focar na porção inferior do reto abdominal, uma área que muitas vezes é mais difícil de ativar. A chave aqui é o controle: execute o movimento de forma lenta e deliberada, evitando usar o impulso e mantendo a região lombar apoiada no chão para proteger a coluna.
@seupersonalgabriel Desse jeito você NÃO VAI DEFINIR ❌ Esse exercício não é simplesmente levantar e descer as pernas, existe uma técnica por trás, como explico nesse vídeo. Comente aqui, você já testou assim?
♬ som original – Gabriel Facchini
Abdominal bicicleta (Bicycle Crunches)
Este exercício dinâmico é fantástico porque trabalha simultaneamente o reto abdominal e os músculos oblíquos, responsáveis pela rotação do tronco. A coordenação do movimento de torção do tronco com a pedalada das pernas promove um trabalho completo da parede abdominal, além de elevar a frequência cardíaca.
@djenifferelias E jura que tá rasgando o abdômen 🤭🥲 Se você foi ensinada do jeito errado, tá perdoada, mas daqui pra frente ESTICA ESSA PERNA 🫶🏽 #treinofeminino #musculação #abdomen #abdominales #abdominal #abs #fyyyyyyyy ♬ Beat do Vitas Agressivo – MC W1 & DJ Menezes & DJ MB Original
Ponte de glúteos (Glute Bridge)
Embora pareça um exercício para os glúteos, a ponte é vital para a saúde do core. Ela fortalece toda a cadeia posterior (glúteos e isquiotibiais), que trabalha em conjunto com o abdômen para estabilizar a pelve e a coluna. Um core forte não é feito apenas de abdominais, mas de um conjunto equilibrado de músculos frontais e traseiros.
@carolgraefv Exercícios para ativação de glúteos: ➡️Ponte: ativação de glúteo máximo – músculo que tem como principais funções extensão e rotação de quadril. ➡️Meia lua e prancha lateral: ativação de glúteo médio – músculo que tem como principais funções rotação externa e abdução de quadril. Ele é um dos principais estabilizadores de quadril e joelho. Gostou? Salva pra fazer no treino 💪🏻 #treino #treinofuncional #fortalecimentomuscular #corrida #atleta #academia ♬ Young Folks Austin Millz Remix – Austin Millz
Qual o papel do treino cardiovascular na redução da gordura corporal?
Nenhuma rotina de fortalecimento será totalmente eficaz para a redução da “pochete” sem um componente cardiovascular. Atividades como corrida, ciclismo, natação ou treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) são essenciais para aumentar o gasto calórico e promover a perda de gordura corporal de forma geral.
O American College of Sports Medicine (ACSM) destaca que o HIIT, em particular, pode ser muito eficiente em termos de tempo, promovendo adaptações metabólicas que ajudam o corpo a usar a gordura como fonte de energia de forma mais eficaz.
Leia mais: O hábito comum que você pratica à noite e atrapalha seu sono
Por que a orientação profissional é crucial para um resultado seguro e eficaz?
A jornada para reduzir a gordura corporal e fortalecer o abdômen deve ser sempre acompanhada por profissionais. A execução incorreta de qualquer exercício pode levar a lesões, especialmente na região lombar. Um profissional de educação física pode criar um programa equilibrado e garantir que sua técnica seja perfeita.
Além disso, a alimentação é responsável por pelo menos 80% do resultado. Consultar um nutricionista é fundamental para ajustar sua dieta de forma a criar um déficit calórico saudável e sustentável, sem sacrificar a nutrição. Lembre-se que mudanças corporais seguras são o resultado da combinação inteligente entre exercício e alimentação, sempre com orientação qualificada.









