As ervilhas, muitas vezes subestimadas, exercem um papel fundamental em uma alimentação equilibrada devido ao seu perfil nutricional rico e à versatilidade culinária, tornando-se ainda mais relevantes em contextos onde a alimentação saudável é prioridade.
Quais benefícios as ervilhas trazem para a saúde?
As ervilhas se destacam como fonte de nutrientes essenciais, auxiliando na prevenção de doenças crônicas. O consumo regular contribui para diminuir o risco de anemia, graças ao seu alto teor de ferro, e oferece um apoio importante à saúde óssea por causa da vitamina K.
Além disso, as fibras presentes favorecem o funcionamento digestivo, promovendo um trânsito intestinal regular. Estudos recentes também sugerem que as ervilhas podem contribuir para a saúde cardiovascular, ao ajudar no controle do colesterol. Estudos recentes demonstram que as sementes de ervilha possuem alto teor de proteína vegetal, polifenóis, fibras dietéticas e ainda efeitos anti‐inflamatórios e de regulação metabólica. (Wu et al., 2023).
O perfil @cominjefferson no TikTok aponta os grandes benefícios do alimento:
@cominjefferson Você curte ervilha? #nutrição #nutricionista #nutricaoesportiva ♬ som original – cominjefferson
Como as ervilhas podem ser incorporadas facilmente na rotina alimentar?
Adicionar ervilhas à rotina alimentar é fácil, devido à sua textura suave e ao sabor levemente adocicado. Elas combinam com vários tipos de refeições e mantêm propriedades nutricionais mesmo quando congeladas.
Para facilitar a inclusão das ervilhas no dia a dia, veja abaixo algumas sugestões simples e práticas de uso:
- Inclua ervilhas em saladas frescas e coloridas
- Adicione-as a sopas e guisados para mais nutrientes
- Prepare purês ou pastas à base de ervilha para lanches rápidos
- Use como acompanhamento de pratos principais ou misture ao arroz e cereais
Uma revisão mostrou que as ervilhas são ricas em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, e que fibras da casca do grão contribuem à função gastrointestinal e saúde digestiva. (Dahl et al., 2012).

Por que vale a pena escolher ervilhas como ingrediente frequente?
A escolha regular das ervilhas favorece um equilíbrio nutricional no prato, além de proporcionar praticidade e valorizar a alimentação diária. Elas são ótimas para variar as fontes de proteína vegetal e agregam mais sabor e textura às refeições.
Segundo especialistas em nutrição, incluir ervilhas à dieta pelo menos quatro vezes por semana é uma forma simples de obter benefícios variados, como mais energia e o reforço da saúde óssea e digestiva, tornando a alimentação mais completa e eficiente.
Referências bibliográficas
- Dahl, W. J., Foster, L. M., & Tyler, R. T. (2012). Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). British Journal of Nutrition, 108(S1), S3-S10.
- Wu, D.-T., et al. (2023). A Comprehensive Review of Pea (Pisum sativum L.). Foods, 12(13), 2527.








