A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está ampliando a oferta de vacinas em diversas localidades da cidade, até 12 de fevereiro de 2025. O objetivo dessa iniciativa é facilitar o acesso da população a imunizações importantes, cobrindo doenças como Covid-19, gripe, febre amarela, tríplice viral e hepatite B. Para alcançar um maior número de pessoas, a vacinação está sendo levada a locais de intenso fluxo, garantindo maior cobertura vacinal.
Desde 15 de janeiro, um dos destaques dessa campanha é a instalação de um ponto de vacinação no Aeroporto Santos Dumont. Este ponto, localizado no Centro da cidade, estará operando até 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Essa estratégia visa atender principalmente viajantes e trabalhadores que frequentam a região aeroportuária diariamente.
Onde encontrar os pontos de vacinação adicionais?
Além do Santos Dumont, a campanha foi ampliada para outros locais estratégicos. Foram montados pontos de vacinação no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e nos principais parques municipais: Realengo Susana Naspolini, Pavuna, Rita Lee, Oeste, Madureira e Piedade. Com isso, busca-se atingir um público ainda maior, adaptando a campanha aos hábitos e rotinas dos cariocas.
Quem pode se vacinar?

A vacinação está disponível para todas as faixas etárias contempladas no calendário de vacinação, além das 240 unidades de Atenção Primária da rede municipal. Isso inclui clínicas da família, centros municipais de saúde e o Super Centro Carioca de Vacinação. Existem unidades, como a de Botafogo, que funcionam diariamente das 8h às 22h, enquanto a de Campo Grande segue o horário do centro comercial local, operando de domingo a domingo.
Quais doenças estão cobertas pela campanha de vacinação?
A atual campanha abrange um amplo espectro de vacinas, buscando proteger a população contra doenças pertinentes tanto ao contexto global quanto ao local. As vacinas disponibilizadas incluem as de prevenção à Covid-19, gripe, febre amarela, tríplice viral e hepatite B. Essas ações visam não apenas a proteção individual, mas também garantir a saúde coletiva, evitando surtos e contribuindo para o controle de doenças.
Essa iniciativa, além de facilitar o acesso à vacinação, busca conscientizar a população sobre a importância da imunização em massa. A Secretaria de Saúde orienta que todos mantenham seu calendário de vacinação atualizado e aproveitem a conveniência dos novos pontos de vacinação para se protegerem e protegerem as suas comunidades.
Entre em contato:
Dra. Anna Luísa Barbosa Fernandes
CRM-GO 33.271









