Corpo dolorido, febre, congestão nasal e dor de garganta. Estar com gripe nos deixa em um estado de profundo mal-estar, onde tudo o que desejamos é um pouco de conforto e alívio para conseguir descansar.
Nessas horas, os chás quentes surgem como um remédio caseiro tradicional e acolhedor. Além de hidratar, eles podem carregar propriedades de ervas que ajudam a amenizar os sintomas e a fortalecer o corpo durante o processo de recuperação.
Por que a hidratação com chás quentes é tão importante durante uma gripe?

Durante um quadro gripal, especialmente com febre, nosso corpo perde muitos líquidos. A hidratação é fundamental para ajudar o organismo a combater a infecção e a manter as mucosas úmidas, aliviando a tosse e a dor de garganta.
Os chás quentes são uma excelente forma de se hidratar. O vapor da bebida também ajuda a descongestionar as vias nasais, proporcionando um alívio imediato para o nariz entupido.
Como o chá de gengibre com limão e mel combate a dor de garganta e a congestão?
A combinação de gengibre, limão e mel é um clássico contra os sintomas da gripe. Cada ingrediente tem uma função específica que, em conjunto, oferece um alívio poderoso e reconfortante.
Estes são os benefícios da mistura:
- Gengibre: Possui forte ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar a dor de garganta e as dores no corpo.
- Limão: Rico em vitamina C, um antioxidante que auxilia o sistema imunológico.
- Mel: Cria uma camada protetora na garganta, acalmando a tosse e a irritação.
De que maneira o chá de equinácea pode auxiliar na resposta imunológica?
A equinácea é uma das plantas mais conhecidas e estudadas por seu efeito sobre o sistema imunológico. Acredita-se que ela pode aumentar o número de células de defesa do corpo.
Tomar chá de equinácea logo nos primeiros sinais da gripe pode ajudar o corpo a montar uma resposta mais rápida e eficaz contra o vírus. Isso pode, potencialmente, diminuir a intensidade e a duração dos sintomas.
Qual o papel do chá de hortelã para aliviar a congestão nasal e a febre?
O chá de hortelã contém mentol, um composto com um poderoso efeito descongestionante. Inalar o vapor do chá enquanto o bebe já ajuda a abrir as vias respiratórias e a aliviar a sensação de nariz entupido.
O mentol também tem um leve efeito refrescante, que pode proporcionar uma sensação de alívio durante a febre. Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas o tornam um bom suporte durante a doença.
Como o chá de sabugueiro (elderberry) pode ajudar a encurtar os sintomas?
O sabugueiro (ou elderberry, em inglês) é uma planta cujas bagas são ricas em antioxidantes e compostos que demonstraram ter forte atividade antiviral em estudos. Ele é um remédio tradicional europeu para gripes e resfriados.
Pesquisas sugerem que o consumo de extrato ou chá de sabugueiro pode inibir a replicação do vírus da gripe. Isso poderia ajudar a reduzir a duração e a severidade dos sintomas, acelerando a recuperação.
Quais cuidados são essenciais ao consumir chás durante um quadro gripal?
É fundamental lembrar que os chás aliviam os sintomas, mas não curam a gripe. O descanso e a hidratação são os pilares do tratamento, e os chás funcionam como um suporte.
Além disso, algumas ervas podem interagir com medicamentos ou não ser indicadas para certos grupos. A equinácea, por exemplo, não é recomendada para pessoas com doenças autoimunes. Se você tem alguma condição de saúde preexistente, está grávida ou amamentando, consulte um médico antes de consumir chás medicinais.










