Falar enquanto dormimos é muito mais comum do que imaginamos. Esse fenômeno pode surpreender muitas pessoas, mas está relacionado a fases específicas do sono e nem sempre indica um problema grave de saúde.
- Relação forte com o estresse e ansiedade.
- Possível conexão com outros distúrbios do sono.
- Estratégias eficazes para melhorar o descanso.
Por que algumas pessoas falam dormindo e outras não?
Os especialistas em psicologia do sono apontam que a sonilóquia—termo técnico para falar dormindo—pode surgir por diversos fatores. Entre eles estão o estresse, a ansiedade, a falta de sono profundo ou até mesmo uma predisposição genética. Muitas vezes as palavras ditas não fazem sentido, indo de murmúrios a frases completas.
Relação entre sonilóquia e outros distúrbios do sono
Falar durante o sono, geralmente, não oferece risco à saúde. Contudo, pode ser um sintoma associado a outros distúrbios do sono como o sonambulismo ou pesadelos recorrentes. Se ocorre com frequência e começa a afetar a qualidade do sono, é aconselhável procurar um profissional.

Dicas para melhorar a qualidade do sono
Vários métodos eficazes podem ajudar a garantir um sono mais profundo e restaurador.
- Estabelecer uma rotina regular: Deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário auxilia na regulação do relógio biológico.
- Evitar telas antes de dormir: A luz azul do celular, computador ou televisão interfere na produção de melatonina e pode atrasar o sono.
- Criar um ambiente tranquilo: Um quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável favorece um descanso mais profundo.
- Praticar atividade física: Exercitar-se durante o dia melhora o sono noturno, mas é importante evitar atividade intensa próximo à hora de dormir.
Maximizando o descanso para um bem-estar ideal
- A sonilóquia é mais comum do que se pensa e, na maioria dos casos, é inofensiva.
- Pode estar relacionada a outros distúrbios do sono, portanto, a frequência deve ser monitorada.
- Adotar práticas saudáveis pode promover uma melhora significativa na qualidade do sono.
Entender por que falamos enquanto dormimos nos ajuda a adotar medidas para melhorar nossa saúde em geral. Caso perceba que esse hábito afeta seu descanso ou se torna motivo de preocupação, é importante procurar a orientação de um especialista para conquistar noites de sono mais tranquilas e qualidade de vida.










