Muitas pessoas correm para a farmácia atrás de vitamina C efervescente, mas a natureza criou uma cápsula muito mais potente. Tomar apenas um copo de suco de acerola oferece uma carga de vitamina C até 80 vezes maior que a da laranja, gerando um efeito antioxidante imediato que “blinda” a imunidade e acelera a produção natural de colágeno.
Por que ela é a rainha da imunidade?
A acerola é, indiscutivelmente, uma das maiores fontes naturais de ácido ascórbico do planeta. Enquanto uma laranja média oferece cerca de 50mg de vitamina C, a mesma quantidade de polpa de acerola pode entregar mais de 1.000mg.
Essa superdosagem natural atua diretamente na estimulação dos glóbulos brancos, as células de defesa do corpo. Estudos citados pelo National Institutes of Health (NIH) confirmam que a vitamina C em altas doses reduz a duração e a severidade de gripes e resfriados, além de ser vital para a resposta do corpo ao estresse físico e ambiental.

O suco realmente rejuvenesce a pele?
Sim, e não é apenas um mito de beleza. A vitamina C é o cofator essencial para a síntese de colágeno, a proteína que dá firmeza e elasticidade à pele. Sem vitamina C suficiente, o corpo simplesmente não consegue produzir colágeno novo, levando à flacidez e rugas precoces.
Além disso, a acerola é rica em carotenoides e bioflavonoides, antioxidantes que combatem os radicais livres gerados pela poluição e sol. Consumir o suco regularmente cria uma fotoproteção interna, ajudando a pele a se reparar de danos UV e mantendo o viço natural.
Leia também: Sintomas de deficiência de potássio que aparecem primeiro nos músculos
Ele ajuda a combater a fadiga e o cansaço?
Muitas vezes, a fadiga inexplicável está ligada à má absorção de ferro e consequente anemia leve. O “pulo do gato” do suco de acerola é sua capacidade de multiplicar a absorção de ferro de outros alimentos.
Beber um copo de suco logo após o almoço (especialmente se comeu feijão ou vegetais verdes) transforma o ferro vegetal (não-heme) em uma forma muito mais absorvível pelo organismo. Isso combate a anemia ferropriva, uma das principais causas de cansaço crônico e falta de ar.
No vídeo a seguir, a tiktoker com mais de 90 mil inscritos, Pensando ao Contrário fala mais sobre o suco de acerola:
@pensandoaocontrario Os benefícios incríveis desta fruta! Hoje te conto os benefícios e propriedades da acerola, uma fruta pouco conhecida e que é um super alimento. Te ensino no vídeo de hoje a fazer o suco com a fruta fresca da acerola. Vem ver! #acerola #fruta #alimentacaosaudavel #saudavel #sucodetox #pensandoaocontrario ♬ som original – Pensando ao Contrário
Existe risco em tomar todos os dias?
Para a maioria das pessoas, o consumo diário é seguro e benéfico, mas o excesso pode causar desconforto em estômagos sensíveis devido à acidez. Além disso, doses massivas de vitamina C (acima de 2.000mg) podem ter um efeito laxativo ou aumentar o risco de pedras nos rins em pessoas predispostas (oxalato de cálcio).
A chave é a moderação: um copo pequeno (200ml) é mais do que suficiente para saturar os níveis plasmáticos de vitamina C do dia. Não há necessidade de tomar litros; o corpo absorve o que precisa e excreta o excesso.
Leia também: Benefícios da casca dessa famosa fruta que poucos comentam e melhora a imunidade
Como preparar para não perder os nutrientes?
A vitamina C é uma molécula instável que se degrada com a luz, calor e oxigênio. Para garantir o “efeito poderoso”, o suco deve ser feito e consumido na hora.
Dicas de ouro para o preparo:
- Não coe se possível: A casca contém muitos dos antioxidantes.
- Evite açúcar: O açúcar refinado compete com a vitamina C na absorção celular.
- Bata com casca: Se usar a fruta fresca, lave bem e bata inteira (apenas cuidando com as sementes se o liquidificador não for potente, embora elas não sejam tóxicas).
- Congele a polpa: Se não tiver fruta fresca, a polpa congelada mantém boa parte dos nutrientes.









