O primeiro voluntário do teste da vacina contra covid-19 é um médico do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O ensaio está sendo realizado nesta quarta-feira (5/8), pela Universidade de Brasília (UnB). O projeto é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com o produto vacinal da farmacêutica Sinovac Biotech. Em Brasília, o médico Gustavo Romero é responsável por coordenar o projeto no HUB.
O voluntário é Gabriel Ravazzi, 31 anos. Ele atua no atendimento de pacientes com confirmação e suspeita do novo coronavírus, no HUB. O médico tem duas residências, uma em Clinica Médica, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), e outra em Gastroenterologia, no Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo.
O Distrito Federal é um dos 12 centros onde esta vacina é testada em humanos. Essa é a fase três dos ensaios, que vai aferir a precisão, eficácia e segurança da imunização testada. Para chegar nesta etapa, pesquisadores concluíram que a vacina é promissora e a relação entre riscos e benefícios é positiva.
Cinco profissionais da saúde vão ser vacinados hoje, dois pela manhã e três à tarde, a partir das 14h. Gabriel entrou no Ambulatório 2 por volta das 9h e deve sair dos exames por volta das 12h.
Interessados em participar do programa de voluntariado devem acompanhar o site e as redes do HUB/UnB, plataformas que vão disponibilizar, nos próximos dias, a abertura das inscrições.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.