Decreto autoriza retomada dos torneios de futebol no DF

Feed - Publica - Cidades
postado em 05/08/2020 09:40

Apenas eventos profissionais estão autorizados a retomar as atividades O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou o retorno do Campeonato Brasiliense  e de outros torneios profissionais de futebol. A decisão, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (5/8), também estabelece regras e protocolos de segurança para a realização dos eventos. 

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (4/8) pela secretária de Esportes do DF, Celina Leão.Segundo o decreto, os estádios estão proibidos de abrir para o público e deverão passar por desinfecção e higienização antes de cada jogo. Os clubes precisam disponibilizar álcool em gel e o uso de mascara é obrigatório, menos para os jogadores e árbitros em campo. Além disso, todos os atletas e demais profissionais deverão ser testados para covid-19. 

Também há regras novas para os jogadores. Eles não podem beijar a bola, ter contato um com o outro durante comemorações e devem trocar os uniformes durante o intervalo. Ao término das partidas, as equipes irão sair do campo uma por vez a fim de evitar aglomerações. 

A Secretaria de Esportes e Lazer do DF e a Secretaria de Estado de Proteção e Ordem Urbanística (DF Legal) serão responsáveis pela fiscalização. Eventos amadores seguem proibidos na capital federal. 

Imprensa 

O decreto estabelece que cada clube poderá credenciar três profissionais de imprensa com acesso ao gramado. Mesmo assim, o contato com atletas e comissão técnica fica proibido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação