Avô das gêmeas Lis e Mel morre vítima de covid-19

Morte de Edilson Neves, 50 anos, foi confirmada pelos familiares neste domingo (9/8)

Thais Umbelino
Hellen Leite
postado em 09/08/2020 23:45 / atualizado em 10/08/2020 00:30
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O avô das siamesas Mel e Lis, Edilson Neves, 50 anos, morreu neste domingo (9/8) vítima da covid-19. A informação foi confirmada por familiares.

Mais cedo, a filha Camilla Neves chegou a publicar em rede sociais uma homenagem ao avô das meninas pelo Dia dos Pais. "Já já você tá aqui com aqui com a gente de volta pai, comemorando a vida!", declarou em publicação.

Avô dedicado, Edilson acompanhou de perto as meninas desde a gestação, quando Camilla Vieira soube que elas nasceriam unidas pelo crânio. Não era raro ver Doca, como era chamado carinhosamente pelos amigos, nos corredores do hospital e conversando com a equipe médica nos 36 dias em que as gêmeas ficaram internadas após a cirurgia de separação.

Ele falou ao Correio em maio de 2019, no dia em que Mel deixou a UTI e se encontrou pela primeira vez após a cirurgia com a irmã Lis.

"A sensação é indescritível. Realmente indescritível. Para mim e para Camilla é incrível. É incrível vê-las juntas, porém separadas agora, mas com tanta saúde e especialmente alegria", disse na ocasião.

Ele posou para a foto com a sorridente Mel no colo e desejava ver as meninas saudáveis e em casa. "Nós só queremos que elas fiquem juntas e em casa, a gente sente que é uma recompensa por tanta oração, por toda a nossa fé, é realmente indescritível", comentou.

O desejo do avô se concretizou. Lis e Mel voltaram para casa e em abril deste ano celebraram um ano da bem sucedida operação, inédita no Centro-Oeste, realizada no Hospital da Criança.

Nas redes sociais, amigos postam mensagens em homenagem a Edilson. "Perdemos um grande amigo de anos vítima de covid e estamos com os corações partidos. Descanse em paz, amigo Edilson", diz uma mensagem. 

Em grupo de ciclismo no qual Edilson participava, outro colega lamentou a perda. “Hoje o nosso amigo Edilson, seguiu seu caminho para perto do pai! Descanse em paz meu camarada. Ferrobraz Bikers - Team (luto)”, declarou. Além de ciclista, Edilson era vice-presidente da Feira dos Importados de Brasília (FIB).

 

Relembre o caso Lis e Mel

Camilla Vieira e Rodrigo Aragão descobriram que seriam pais de gêmeas siamesas na 10ª semana de gestação. Provavelmente, um dos casos mais precoces do mundo de detecção de gêmeos siameses craniópagos. As meninas nasceram em 1º de junho de 2018 e passaram 10 meses conectadas pelo lóbulo frontal direito dos crânios, uma ligação que poderia ser rompida sem comprometer o desenvolvimento delas a longo prazo.

Após meses de estudos, inclusive com o auxílio de médicos norte-americanos do Children;s Hospital at Monte Fiore, em Nova York, a cirurgia de separação das gêmeas ocorreu em 27 de abril de 2019. Dividido em 36 etapas, o procedimento começou às 6h30 de sábado e só terminou às 2h30 do domingo. Mais de 50 profissionais participaram da cirurgia, toda feita pelo SUS, no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Foi o primeiro procedimento do tipo no Distrito Federal e o terceiro no Brasil.

Após o sucesso da cirurgia, Lis acordou primeiro, Mel, depois, mas saiu primeiro da unidade de terapia intensiva (UTI). As duas se reencontraram em 21 de maio, 22 dias após separadas. As meninas comemoraram o aniversário de um ano no hospital, em 1º de junho de 2019, com direito a festa junina, bolo, doces e brinquedos infláveis. Dois dias depois, em 3 de junho, Mel e Lis receberam alta médica para os cuidados pós-operatórios em casa.

Atualmente, 90% dos médicos que acompanham as gêmeas desde o nascimento já assinaram a alta das meninas, mas elas ainda não estão liberadas de todos os cuidados após a operação. Por enquanto, ainda têm rotina de consultas a cada seis meses com as especialidades de neurocirurgia, gastroenterologia e dermatologia, mas não há previsão de que façam novas cirurgias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal
  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal
  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal
  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal
  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal
  • Edilson Neves
    Edilson Neves Foto: Arquivo pessoal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação