Os ciclistas que trafegam pela DF-459, via que liga Ceilândia a Samambaia, agora contam com uma faixa exclusiva de 2,6 km de extensão novinha. Com início em fevereiro deste ano, a construção foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e teve investimento total de R$ 625 mil.
Na via, foram executados os serviços de terraplanagem, drenagem, execução da sinalização horizontal - pintura de faixas -, colocação de placas, instalação de meios fios de concreto e de 0,3 km de calçada compartilhada.
Aproximadamente 60 mil motoristas das regiões de Ceilândia e Samambaia passam a ter mais uma opção de transporte. Além disso, cerca de mil estudantes, professores e funcionários do campus de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) também poderão fazer uso do meio.
Segundo Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER, a ciclovia garante a segurança para quem opta pela bicicleta como meio de transporte. “As ciclovias são cada vez mais importantes em qualquer plano de construção viária. E com mais esta obra concluída nós garantimos mais segurança e mobilidade para os ciclistas dessa região”, destaca.
É o caso do vendedor Cláudio Martins, 41 anos, morador de Samambaia. Para ele, a construção de faixas exclusivas para ciclistas proporciona mais conforto e segurança para quem opta pelo uso da bicicleta. “Essa obra é muito importante. Com certeza estou mais confiante para pedalar por causa dessa ciclovia que também me ajuda a praticar atividade física”, comemora.
Histórico da obra
Em 2012, o DER/DF concluiu e entregou à população a obra de pavimentação dos 2,6 km da via. A estrutura incluiu a construção da ponte sobre o Ribeirão Taguatinga, com 110 metros de extensão, drenagem pluvial, ciclofaixa em toda a extensão da rodovia e serviços complementares, que incluem a sinalização, gramagem, colocação de meios-fios e defensas metálicas. O valor total investido nesta obra foi de R$ 34,9 milhões.
Na época da inauguração desta obra, o Tráfego Médio Diário (TMD) da via era de 40 mil veículos. Após oito anos, com o aumento da circulação de veículos pela DF-459, com TMD de 60 mil veículos e o aumento significativo de ciclistas que cruzam a rodovia de uma cidade para outra, o DER projetou a construção da ciclovia, em substituição às ciclofaixas, visando mais segurança para os que andam sobre duas rodas.
“Nosso objetivo é dar ao ciclista o devido espaço no trânsito, da forma mais segura possível. Por isso optamos por trocar a ciclofaixa por ciclovia nesta rodovia”, finalizou o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior.
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