Fogo volta a atingir área de Santa Maria: tempo seco dificulta combate

As queimadas haviam sido extintas na manhã desta terça mas, ao sobrevoar a área, a equipe encontrou novos focos de incêndio

Correio Braziliense
postado em 11/08/2020 16:00 / atualizado em 13/08/2020 14:12
 (crédito: CBMDF)
(crédito: CBMDF)

Agosto começou com a seca castigando os brasilienses. O Distrito Federal já está há 12 dias em estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. E, apesar dos dias começarem gelados, a temperatura sobe a partir do meio dia, piorando ainda mais a condição climática.

Nesta segunda-feira (10/8), um incêndio atingiu a área Alfa em Santa Maria. A queimada havia sido extinta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) por volta das 5h40 desta terça-feira (11/8). No entanto, durante um sobrevoo para calcular a área queimada, foram verificados novos focos de incêndio. As queimadas atingiram 218 hectares, 2.179.134 metros quadrados. O fogo foi controlado por volta das 15h30 desta terça-feira (11/8).

Na primeira tentativa de controlar o fogo, uma aeronave lançou aproximadamente 24.500 litros de água e foram necessárias nove viaturas, uma aeronave e 50 militares para dar conta da contenção do fogo. 

De acordo com a Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, o estado de alerta é emitido quando, por três dias seguidos, a umidade do ar se mantém entre 20% e 12%. A Defesa Civil recomenda não realizar queima de qualquer tipo de material neste período. Além disso, deve-se manter o corpo hidratado e protegido, além de evitar a prática de exercícios entre 10h e 16h.

De acordo com o Grupamento de Proteção Ambiental, de 1º de janeiro até 11 de agosto foram registradas 2.925 ocorrências de incêndios em áreas florestais. 

Cuidados

  • Primeiramente acionar os bombeiros pelo número 193. Caso seja proprietário da área e tenha gado ou alguma criação de animais que possivelmente possam ser vítimas dos incêndios florestais, liberem as porteiras, colchetes, etc, para que não sejam mortos.
  • Controle da vegetação em áreas rurais com auxílio de meios mecanizados como roçadeiras, capina e arado. Realizar a coleta seletiva e compostagem de lixo orgânico.
  • Não realizar nenhum tipo de queima para controle de lixo, ou restos de culturas e podas.
  • Denunciar de ações criminosas quanto ao uso do fogo por meio delegacia do meio ambiente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação