Com câncer e suspeita de covid-19, paciente aguarda UTI há quatro dias

Eva Jorge Mesquita, 49 anos, espera ser transferida para um leito desde o último sábado (8/8): ela está intubada e em estado grave

Walder Galvão
postado em 11/08/2020 18:21 / atualizado em 11/08/2020 18:36
 (foto: Davidyson Damasceno/ASCOM IGESDF - 6/4/20)
(foto: Davidyson Damasceno/ASCOM IGESDF - 6/4/20)

Um mulher de 49 anos que faz tratamento para câncer aguarda um leito em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Distrito Federal. Eva Jorge Mesquita está internada no Hospital Regional de Planaltina desde sábado (8/8) e está com suspeita do novo coronavírus. Ela apresentou piora do quadro clínico e a família precisou acionar a Justiça para tentar conseguir uma vaga especializada.

A filha da paciente, Everlândia Mesquita de Lima, 31 anos, conta que a mãe deu entrada no hospital com falta de ar e precisou ser isolada por estar suspeita da covid-19. “Ela está intubada. Passou por um exame de coronavírus, que deu negativo. Porém, o médico pediu outro para ter certeza. O quadro dela é grave e está só piorando”, lamentou.

Everlândia precisou vir do Rio de Janeiro para o Distrito Federal para acompanhar a mãe. “Fui na Defensoria Pública acionar a Justiça para tentar conseguir uma vaga em alguma UTI”, comentou. Segundo a filha, a mãe está aguardando a transferência para a UTI desde o dia em que deu entrada no hospital.

Por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde informou que a paciente aguarda um leito de UTI com diálise. “A solicitação foi feita ao Complexo Regulador do Distrito Federal e, até a última atualização no sistema do CRDF, ainda não haviam vagas disponíveis”. Ainda de acordo com a pasta, “a paciente está com prioridade n° 3 e, enquanto aguarda por um leito de UTI com suporte para hemodiálise, segue sendo assistida pela equipe multiprofissional do Hospital Regional de Planaltina”.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação