Projeto do novo bairro do Plano Piloto prevê até 65 mil moradores

Com exclusividade ao Correio, Departamento de Engenharia e Construção do Exército adiantou os principais pontos do Plano de Ocupação do novo bairro do Plano Piloto

Jaqueline Fonseca
postado em 11/08/2020 19:35 / atualizado em 12/08/2020 09:25
Além da parte residencial, o novo bairro terá áreas voltadas para o comércio, saúde, educação e instituições públicas. -  (crédito: CCOMSEx/Divulgação)
Além da parte residencial, o novo bairro terá áreas voltadas para o comércio, saúde, educação e instituições públicas. - (crédito: CCOMSEx/Divulgação)

Nesta quarta-feira (12/8), o Exército Brasileiro apresentará o Plano de Uso e Ocupação de Solo do novo bairro que será implantado no Plano Piloto. A área é de 4.226.976,34 de metros quadrados. O documento foi elaborado por meio de cooperação entre o Exército Brasileiro, o Ministério da Economia e o Governo do Distrito Federal (GDF).

O General de Exército Claudio Coscia Moura, chefe do Departamento de Engenharia e Construção, adiantou, com exclusividade ao Correio, os principais pontos do Plano de Ocupação.

O terreno é delimitado a Sul pela Via Estrutural (EPCL), a Oeste pelo Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), a Norte pela Estrada Parque Armazenamento e Abastecimento (EPAA) e a Leste pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e pelo Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN). Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Qual a expectativa do Exército com a construção desse novo bairro?
O Exército Brasileiro espera que, até o fim de 2021, sejam iniciadas as primeiras alienações dos lotes que estarão disponíveis para permuta ou venda.

Existe uma estimativa de habitações previstas, número de famílias que poderão viver no local?
Sim. O referido Plano de Ocupação prevê a existência de aproximadamente 19 mil unidades habitacionais, podendo atender até 65 mil pessoas.

Quais os pontos mais importantes acerca do plano que será apresentado na manhã desta quarta-feira?
Os pontos mais importantes constantes no referido documento são:1) a definição dos lotes que poderão ser comercializados (viabilidade econômica); 2) a infraestrutura necessária para atender as necessidades do futuro bairro, bem como proporcionar o parcelamento imóvel, conforme o Plano de Ocupação (viabilidade técnica).

Quais construções mais relevantes são previstas no local?
Além da moradia, são previstos áreas voltadas para o comércio, saúde, educação e instituições públicas.

A área será um bairro exclusivamente militar ou há previsão de construções que atendam civis?
A área será em quase sua totalidade exclusiva para atender a sociedade, havendo previsão de construção de uma Organização Militar de Saúde no imóvel.

Após a apresentação do Plano de Ocupação quais serão os próximos passos para implementação do bairro?
Será constituída uma Comissão para trabalhos e estudos preliminares, fins de viabilizar o início dos procedimentos licitatórios.

No local atualmente há um Pátio Ferroviário. Existe tráfego ferroviário no local? Ele continuará funcionando? Que providências serão tomadas com relação a este ponto específico?
Segundo a concepção elaborada e apresentada no Plano de Ocupação pelo GDF, o transporte ferroviário será destinado apenas a passageiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação