Comércio

Venda de móveis e eletrodomésticos cresce 46,7% em junho no DF

Pesquisa mostra resultados negativos em junho, consequência da pandemia. A exceção são os móveis, os eletrodomésticos, os produtos de supermercado e os materiais de construção

Alan Rios
postado em 12/08/2020 17:38 / atualizado em 12/08/2020 17:38
Redução do consumo foi insuficiente para a inadimplência recuar -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 22/7/14)
Redução do consumo foi insuficiente para a inadimplência recuar - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 22/7/14)

A população do Distrito Federal economizou em diversas compras no comércio varejista em 2020, mas gastou mais em junho deste ano em móveis, eletrodomésticos, produtos de supermercados e materiais de construção, em uma comparação com o mesmo mês de 2019. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (12/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A venda de móveis e eletrodomésticos foi a mais impulsionada com a pandemia e a necessidade de isolamento social. Esse segmento apresentou crescimento de 46,7% em junho. Essa é a maior variação para este segmento de atividades desde o início da série histórica das pesquisas, em 2000. Para efeito de comparação, em abril, móveis e eletrodomésticos tiveram uma queda de venda de 41,4% em relação ao mesmo mês de 2019.

Os outros segmentos que se destacaram em junho deste ano são puxados pelos materiais de construção, com crescimento de 21,4%, e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 2,4%, a quinta taxa positiva consecutiva em 2020.

Comércio sente impactos da pandemia
Comércio sente impactos da pandemia (foto: Divulgação/IBGE)

Números negativos


Embora exista o destaque de segmentos específicos, a pesquisa mostrou um cenário geral preocupante para o comércio. Em junho, o varejo do DF recuou 10,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, o menor valor para esse mês desde 2016, quando houve -10,7%, e o terceiro mais baixo entre todas as unidades da federação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação