Os moradores do Distrito Federal são os que mais viajaram de avião no terceiro trimestre de 2019. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) Contínua Turismo, o meio de transporte corresponde a 52,2% das viagens realizadas por residentes no DF no período. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (12), em parceria com o Ministério do Turismo.
A capital federal contabilizou 294 mil viagens realizadas entre abril e junho do ano passado. Entre elas, 52,2% foram feitas de avião (153 mil), 34,6% carro particular ou de empresa (102 mil), 5,6% ônibus de linha (16 mil), 4,2% ônibus fretado ou de turismo (12 mil), o restante optou por outro tipo de transporte (2,7%), van (0,4%) ou motocicleta (0,2%).
Em comparação com outras unidades da Federação, o DF fica bem à frente de São Paulo (24,5%) e Rio de Janeiro (29,3%), por exemplo. A região que mais se aproxima da capital federal em relação às viagens de avião é o Amapá — com 27,9% das viagens feitas por meio de aviões.
O tipo de viagem mais realizada no DF foram as de cunho pessoal, representando 85,2% (250 mil) do total. Destas, as principais razões foram: 56% para lazer, 34,3% visita a parentes ou amigos, 3,7% eventos de familiares ou amigos, 2,4% religião ou peregrinação, 1,4% tratamento de saúde ou bem-estar, 1,8% outros motivos e 0,4% para compras.
Quando comparado com o resto do país, o DF também apresenta o maior índice de viagens a lazer (56%). Rio de Janeiro é o único estado que se aproxima da taxa dos brasilienses. Cerca de 50,4% dos cariocas viajaram a lazer no período analisado. As outras regiões ficam, todas, abaixo dos 50%.
Destinos mais procurados
Os destinos mais procurados para lazer, pelos brasilienses, envolvem praias — 55 mil ou 39,2% das viagens de lazer tinham como destino final locais com sol e praias. Lugares com natureza, ecoturismo ou aventura foi o segundo tipo mais procurado (38 mil ou 27,2%).
Por tipo de viagem, 92,6% eram nacionais (272 mil) e 7,4% (22 mil) internacionais. Em comparação com outras unidades da Federação, o DF apresentou o terceiro maior percentual de viagens internacionais, atrás apenas de São Paulo (8,1%) e do Rio de Janeiro (7,7%).
Poucos visitantes
De acordo com a pesquisa, o número de viagens é maior para fora do DF do que de pessoas visitando a cidade. A capital foi escolhida como destino em 241 mil casos, 1,3% do total de 21,4 milhões viagens contabilizadas no Brasil no terceiro trimestre de 2019. Cerca de 150 mil dos deslocamentos feitos para o DF foram por motivos pessoais.
São Paulo e Minas Gerais foram os estados de origens dos turistas brasileiros com maiores percentuais: 20,4% e 14,1%, respectivamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.