Coronavírus

Covid-19: avó de Michelle Bolsonaro será sepultada nesta quinta-feira

Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (12/8), vítima da covid-19. O velório está marcado para as 14h, em Taguatinga

Darcianne Diogo
postado em 12/08/2020 22:30 / atualizado em 12/08/2020 22:30
 (foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

A avó da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, será sepultada às 16h30, nesta quinta-feira (13/8). Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (12/8), no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), vítima da covid-19. A aposentada estava internada desde 1º de julho.

O velório de Maria Firmo está marcado para as 14h e o sepultamento será às 16h30, na capela 4, do Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga. O sepultamento contará com, no máximo, 10 pessoas, conforme protocolo especial do GDF para enterros de pessoas que morreram em decorrência da covid-19.

A avó da primeira-dama morava sozinha no Setor de Chácaras do Sol Nascente e, no dia em que foi internada, foi encontrada por vizinhos caída na calçada.

Em entrevista ao Correio, o aposentado Mariano Machado, 69, conta como prestou os primeiros socorros a Maria Firmo. A princípio, ela ficou internada no HRC, mas por falta de vagas na unidade de terapia intensiva (UTI), ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Santa Maria (HRMS) no mesmo dia, mas retornou ao HRC dias depois. A aposentada chegou a apresentar melhora no quadro clínico. Em 3 de agosto, a paciente deixou a intubação e utilizou máscara nebulizante para respirar.

Na madrugada desta quarta-feira, no entanto, Maria Firmo sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica realizou os procedimentos de reanimação, mas ea não resistiu. 

  • Casa de Maria Firmo
    Casa de Maria Firmo Foto: MINERVINO JUNIOR
  • José Gomes era amigo de Maria Firmo desde 1985
    José Gomes era amigo de Maria Firmo desde 1985 Foto: MINERVINO JUNIOR
  • Aposentado socorreu Maria Aparecida na calçada
    Aposentado socorreu Maria Aparecida na calçada Foto: MINERVINO JUNIOR

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação