Estupro de vulnerável

Débora Diniz rebate Damares sobre direito de menina estuprada abortar

Débora Diniz se manifestou nas redes sociais e criticou a postura da ministra Damares Alves em relação ao caso. A criança deu entrada no hospital no último sábado (8/8) e a suspeita é que tenha sido estuprada pelo tio

Samara Schwingel
postado em 14/08/2020 15:53 / atualizado em 14/08/2020 16:46
Para Débora Diniz, professora da UnB, a situação da menina exige urgência e ela tem direito ao aborto -  (crédito: Carlos Moura/STF)
Para Débora Diniz, professora da UnB, a situação da menina exige urgência e ela tem direito ao aborto - (crédito: Carlos Moura/STF)

A pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB) Débora Diniz se manifestou sobre o caso da menina de 10 anos que engravidou do tio, 33, no Espírito Santo. Em publicações nas redes sociais, a docente afirmou que a criança "tem o direito de interromper esta gestação e não sofrer pressão religiosa do Estado".

Além do posicionamento, Débora criticou a postura da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. "Menina de 10 anos é violentada desde os 6. Está grávida de um estupro. Ministra Damares quer oferecer 'ajuda'. Há pressa aqui. Pressa em cuidar de uma frágil menina vítima de tortura", escreveu Débora.

Ela continua dizendo que "estupro aos 10 anos destrói a vida de uma menina. Gravidez aos 10 anos, mata uma menina. O aborto é um direito. Essa menina não precisa de “ajuda”. Aborto legal e seguro."

O caso foi registrado em São Mateus (ES). A menina deu entrada em um hospital no último sábado (8/8) com suspeita de gravidez. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) foi acionada e passou a investigar os fatos. As diligências foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus com o apoio da delegacia da cidade e do conselho tutelar.

Nesta quinta-feira (13/8), os investigadores indiciaram o tio da vítima. O homem, 33, é suspeito pela prática dos crimes de ameaça e de estupro de vulnerável, ambos praticados de forma continuada, por cerca de quatro anos.

Agentes chegaram a se deslocar a um município da Bahia, onde o suspeito tem parentes. No entanto, ele não foi encontrado e segue foragido da Justiça.

Revolta

O caso da gravidez da menina gerou grande movimentação nas redes sociais. O termo "estuprada" e a hashtag #gravidezaos10mata estiveram entre os dez assuntos mais comentados no Twitter Brasil durante esta sexta-feira (14/8).

Diversos internautas manifestaram revolta e saíram em defesa da criança. Uma petição on-line chegou a ser aberta pedindo mais rapidez na análise do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O órgão irá definir se a menina poderá ou não interromper a gravidez.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação