Covid-19

Covid-19: Quinze pacientes no DF aguardam leitos de UTI

Pacientes com mais tempo de espera tiveram necessidade de leito de UTI há cinco dias

Correio Braziliense
postado em 17/08/2020 09:46 / atualizado em 17/08/2020 09:47
 (crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)
(crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)

A Sala de Situação da Secretaria de Saúde mostra que há 15 pacientes com covid-19 ou suspeita de infecção pela doença aguardando leito em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Os números são da manhã desta segunda-feira (17/8).

O caso com maior tempo de espera é de um morador do DF aguardando um leito específico de UTI para tratamento do caso há cinco dias. O paciente está em uma unidade de terapia intensiva, mas teve piora do quadro e precisa ser transferido para outro tipo de leito de UTI. A recomendação da transferência foi feita pelos médicos em 12 de agosto, às 17h.

A lista de espera com 15 pacientes se divide entre aqueles que precisam de transferências como essa, para um tipo de UTI diferente, e aqueles que estão em leitos de enfermaria e precisam de UTI. São nove pessoas aguardando uma local em unidade de terapia intensiva e seis esperando a transferência.

No entanto, os números já foram maiores. O Correio mostrou na última quarta-feira (12/8) que havia 48 pessoas com coronavírus ou suspeita na lista de espera por uma UTI, com caso de pessoas que aguardavam o leito há uma semana.

No início do mês, o Hospital de Campanha do Centro Médico da Polícia Militar começou a operar com 80 leitos de UTI. Na última sexta-feira (14/8), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho recebeu 20 novos leitos de UTI com respiradores e suporte de hemodiálise para pacientes que enfrentam o novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação