Política

Comissão de Constituição da CLDF vai discutir educação domiciliar

O projeto de lei do Executivo, conhecido como homeschooling, quer permitir que pais e familiares possam promover o ensino pedagógico de crianças e adolescentes em casa, sem a obrigação de que eles sejam levados à escola

Thais Umbelino
postado em 17/08/2020 14:25 / atualizado em 17/08/2020 14:25
O tema será debatido pela Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
O tema será debatido pela Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai discutir, nesta terça-feira (18/8), às 10h, projeto de lei do Executivo referente à educação domiciliar no Distrito Federal. A proposta, conhecida como homeschooling, também é assinada pelos deputados João Cardoso (Avante) e Júlia Lucy (Novo).

A discussão foi proposta pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT). Para o parlamentar o projeto é uma ameaça à profissão de professor e precisa ser debatido exaustivamente antes de ser levada ao plenário da Casa.

A questão polêmica já foi pauta de discussões no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e gera controvérsias. Na prática, caso aprovado, o projeto permitirá que pais e familiares possam promover o ensino pedagógico de crianças e adolescentes em casa, sem a obrigação de que eles sejam levados à escola, desde que seguidos alguns critérios.

Foram convidados para participar do debate o secretário de Educação, Leandro Cruz Fróes da Silva; o Presidente do Conselho de Educação do DF, Marco Antônio Almeida Del'Isola; o Presidente da ASPA DF, Alexandre Veloso; um representante da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc); um representante do Sindicato dos Professores (SINPRO); o representante do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (SINPROEP), Rodrigo Pereira de Paula; e a gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), Roberta Valéria Guedes de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação