PANDEMIA

Covid-19: Distrito Federal tem o maior índice de testagem do Brasil

Pesquisa do IBGE mostra que cerca de 16% das pessoas que fizeram o exame no Brasil são moradores do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 21/08/2020 18:01 / atualizado em 21/08/2020 18:02
Das 13,3 milhões de pessoas que fizeram algum teste para o novo coronavírus no Brasil, 511 mil são do DF -  (crédito:  Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
Das 13,3 milhões de pessoas que fizeram algum teste para o novo coronavírus no Brasil, 511 mil são do DF - (crédito: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Distrito Federal tem o maior percentual nacional de testes realizados para detecção do novo coronavírus. De acordo com o estudo, divulgado nessa quinta-feira (20/8), cerca de 17% da população da capital fez o exame para a covid-19. 

O índice é o maior entre as unidades da Federação e corresponde ao mês de julho. Segundo o IBGE, das 13,3 milhões de pessoas que fizeram algum teste para o novo coronavírus no Brasil, 511 mil, cerca de 16%, eram do Distrito Federal. Em seguida, está o Amapá com 11%, e o Piauí com 10,5%.

A pesquisa aborda os entrevistados e questiona se eles passaram por algum teste da doença. Portanto, não há distinção se o exame foi feito na rede pública ou em laboratórios privados. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, até o momento, o sistema público local testou 477.716 pessoas. Somado ao sistema privado, a quantidade de análises ultrapassa os 600 mil, segundo a pasta.

Testes

Até o momento, os recursos empenhados pela Secretaria de Saúde, por meio do Fundo de Saúde, para aquisição ou contratação de serviços de testagem é de R$ 64,2 milhões. Além disso, 300 mil exames rápidos foram doados pela Secretaria de Economia no final de julho. O material já foi analisado pela Fiocruz e está pronto para ser usado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação