Solidariedade

Carreata pela cura de Kyara Lis leva centenas às ruas de Águas Claras

Criança de 1 ano e 1 mês tem Atrofia Muscular Espinhal e precisa do remédio mais caro do mundo o quanto antes.

Jaqueline Fonseca
postado em 29/08/2020 17:43 / atualizado em 29/08/2020 17:57
A carreata começou no Taguaparque e reuniu centenas de pessoas -  (crédito: Divulgação Cure a Kyara)
A carreata começou no Taguaparque e reuniu centenas de pessoas - (crédito: Divulgação Cure a Kyara)

Centenas de pessoas participaram, na tarde deste sábado (29/08), da carreata pela cura da pequena Kyara Lis, de 1 ano e 1 mês. Ela tem Atrofia Muscular Espinhal (AME) e precisa tomar um medicamento conhecido como o mais caro do mundo. A manifestação foi feita para chamar atenção para o caso e pedir doações que vão garantir a compra do remédio.

Além de ser caro, o tempo também é um fator importante na busca pela cura de Kyara. O medicamento, chamado Zolgensma, precisa ser administrado até os dois anos de idade para garantir o desenvolvimento dela, além disso a cada dia a criança perde células que não se regeneram, por isso ela precisa do remédio o quanto antes. Pelas ruas de Águas Claras, a mãe da criança, Kayra Rocha, bradava o pedido de ajuda: “É possível mudar a vida da Kyara. Ela precisa desse remédio mais caro, esse remédio custa R$12 milhões de reais”, disse a advogada e mãe da pequena.

A organização da manifestação informou que ao menos 150 veículos participaram da carreata. Todos se concentraram no Taguaparque. Depois, passaram pelas ruas de Águas Claras, começando o percurso pela Avenida Araucárias e, na sequência, pela Avenida Castanheiras, retornando ao Taguaparque.

Sobre o trio elétrico, o pai de Kyara, o bancário Ovídio Rocha, agradeceu a presença de todos e disse que o movimento é não só pela cura de Kyara, mas pelo acesso ao remédio para todos pacientes de AME. “São todos voluntários, amigos e até pessoas que nem conhecíamos, mas se importaram porque o que Kyara precisa é uma mudança de vida. É assim que a gente tá vivendo, lutando pela Kyara e lutando por todas as crianças com AME também para que elas tenham acesso a esse medicamento”, disse o pai da menina que, além de agradecer aos que estavam na carreata, buscou convidar as pessoas que observavam o movimento nos comércios ou sacadas de Águas Claras. “Contamos com o apoio de vocês”, disse.

Uma das pessoas que saiu de casa para apoiar o movimento foi a estudante de música e jornalista Bárbara Silva, de 29 anos. Ela conheceu a história de Kyara recentemente e buscou formas de ajudar. "Conheço a ação da Kyara há alguns dias pelas redes sociais e decidi abraçar essa causa. É muito gratificante poder ajudar de alguma forma. Afinal, se todo mundo ajudar um pouquinho, a Kyara vai conseguir esse remédio tão caro," disse.

A designer de interiores Angélica Melo, 44, é amiga da família e também ajuda na ação. Ela tem esperança que, juntos, voluntários e amigos conseguirão comprar o remédio que poderá garantir o bom desenvolvimento da criança. "Esta campanha é especial e nos mostra a cada dia como o ser humano é bom! Milhares de pessoas se comovendo e ajudando a pequena Kyara. Nós temos a certeza que todos juntos em seu pouco podem mudar a vida da pequena Kyara".

Desde os dez meses, Kyara Lis tem o diagnóstico de AME, uma doença rara e degenerativa que afeta a produção de neurônios motores essenciais para garantir os movimentos voluntários vitais simples, como respirar ou se mover.

Para garantir que ela se desenvolva, a família precisa de ajuda para comprar o remédio, por isso criou vaquinhas virtuais, contas para depósitos, rifas, lives com artistas e outras ações. Tudo é divulgado na página que busca a cura da Kyara no Instagram @cureakyara

As contas para depósito são:

Kyara Lis Carvalho Rocha
102.621.921-36

Banco do Brasil
Ag: 8435-2 - OP 51
Poupança 568-1

Caixa Econômica
Ag: 3494 - Op 13
Poupança: 71733-6

Santander
Ag. 1948
Poupança: 60000193-3

Banco Bradesco
Ag: 2877-0
Poupança: 1002164-2

Banco de Brasília
Ag: 078
Poupança: 021359-9

Banco Itaú
Ag: 6557
Poupança: 41455-1

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Carreata pela Cura de Kyara Lis
    Carreata pela Cura de Kyara Lis Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis - Angélica Melo, 44 anos
    Carreata pela Cura de Kyara Lis - Angélica Melo, 44 anos Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis - Mãe Kayra Rocha
    Carreata pela Cura de Kyara Lis - Mãe Kayra Rocha Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis
    Carreata pela Cura de Kyara Lis Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis
    Carreata pela Cura de Kyara Lis Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis
    Carreata pela Cura de Kyara Lis Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Carreata pela Cura de Kyara Lis - Bárbara Silva, 29 anos.
    Carreata pela Cura de Kyara Lis - Bárbara Silva, 29 anos. Foto: Divulgação Cure a Kyara
  • Como ajudar Kyara Lis
    Como ajudar Kyara Lis Foto: Divulgação Cure a Kyara

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação