Notificação

DF adota novo método de confirmação de óbitos de covid-19

O objetivo é conseguir números mais próximos da realidade com o novo protocolo

Correio Braziliense
postado em 03/09/2020 20:29
Anteriormente, os óbitos somente eram confirmados com resultados laboratoriais positivos. -  (crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Anteriormente, os óbitos somente eram confirmados com resultados laboratoriais positivos. - (crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal adotou novo critério de confirmação de óbitos por covid-19. O método foi definido pelo Ministério da Saúde e o objetivo é melhorar a sensibilidade na captação e identificação dos óbitos. O novo protocolo é seguido no DF desde quarta-feira (2/9).

Anteriormente, os óbitos somente eram confirmados com resultados laboratoriais positivos. A partir desta nova diretriz, os óbitos também poderão ser confirmados pelo critério clínico-imagem, nos quais serão utilizados os resultados de tomografias associados à história clínica e epidemiológica do paciente.

A enfermeira integrante do comitê de investigação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), Priscilleyne Reis, afirma que isso vai permitir que se consiga um número mais próximo da situação real de óbitos

A especialista explica que para confirmar por imagem, também é preciso que seja avaliado o histórico de sintomas, para saber se é compatível com a covid-19 e se não tem outro agente etiológico que causou o óbito.

“É importante entender que este critério deverá ser utilizado somente em situações nas quais não foi possível a realização de coleta de material em tempo oportuno ou em que os resultados tenham sido inconclusivos nos testes laboratoriais”, destaca Cássio Peterka, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Sub-notificação

A avaliação dos óbitos é feita pela equipe multiprofissional de servidores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Eles são responsáveis em avaliar e discutir cada um dos óbitos, buscando diminuir as sub-notificações e garantir uma melhor qualidade dos dados obtidos.

Ou seja, além dos exames feitos por sorologia ou RT-PCR (swab), os profissionais avaliam os prontuários, se existe histórico de sinais e sintomas, e os laudos de tomografia, tanto da rede pública quanto privada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação