Desde segunda-feira (14), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) está operando com 100% da capacidade de coleta biométrica. O objetivo da autarquia é ampliar a oferta do serviço, dobrando os atendimentos diários para aproximadamente 1,2 mil e, assim, zerar a demanda reprimida dentro de 15 a 20 dias.
Antes da suspensão dos serviços, o Detran fazia diariamente a coleta de dados biométricos de cerca de 1,2 mil cidadãos. Como as atividades de atendimento ficaram suspensas por 72 dias — o retorno do serviço se deu com capacidade reduzida à metade e, em algumas unidades, a 30% — estima-se que haja, atualmente, uma demanda reprimida em torno de 5 a 6 mil identificações biométricas a serem realizadas.
“Entendemos a necessidade e a importância desse serviço, tanto para o usuário quanto para as clínicas credenciadas que prestam o serviço de renovação de CNH, mas não podíamos ser negligentes com a saúde da população e de nossos servidores”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
A coleta biométrica estava suspensa devido à necessidade de cumprir medidas de contenção da pandemia de covid-19. Esse serviço é obrigatório para a abertura de novos processos de habilitação, independentemente do tipo de categoria.
Além disso, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E, além de todos os casos de transferência de habilitação de outras unidades da Federação, precisam da coleta biométrica. Atualmente, apenas o serviço de renovação de CNH na categoria B está isento da exigência de identificação por biometria.
Agendamento
Para agendar o serviço, as pessoas podem utilizar o site do Detran ou o aplicativo Detran Digital, escolhendo dia e horário para atendimento no posto mais próximo de sua residência. A coleta de dados biométricos é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Como os atendimentos são agendados com espaçamento de tempo suficiente para não gerar aglomerações, é preciso comparecer no horário agendado, sem atrasos ou antecipações. No dia e horário marcados, o cidadão deve se dirigir à unidade escolhida para a coleta da fotografia, das impressões digitais e da assinatura virtual, levando consigo documento de identificação pessoal, CPF e comprovante de endereço.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.