Previsão do tempo

Previsão do Inmet antecipa chances de chuva para este sábado

Nesta sexta-feira, o Distrito Federal completa 116 dias sem chuva. A umidade pode chegar a 15%

Caroline Cintra
postado em 18/09/2020 09:12 / atualizado em 18/09/2020 09:13
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O brasiliense espera tanto pela chuva, que, nas redes sociais, muitos têm feito bolão para acertar o momento em que ela virá. E você, tem algum palpite? Até quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa precipitações em áreas isoladas a partir de 20 de setembro. A previsão, no entanto, se antecipou. Há chances de chuviscos fracos em algumas regiões na noite de sábado (19/9).

Mas, enquanto ela não chega, a seca continua castigando. Nesta sexta-feira (18/9), o Distrito Federal completa 116 dias sem chuva e a umidade pode chegar a 15%, entre 15h e 16h, período em que o dia fica mais seco e quente. O céu será de sol e poucas nuvens. A temperatura mínima, 13ºC, foi registrada nas primeiras horas da manhã, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima pode chegar a 34ºC.

O meteorologista Mamedes Luiz Melo afirma que "o fim de semana será ainda mais quente". A previsão é de que a máxima chegue aos 35ºC. A umidade cai para 10%. Mesmo assim, há possibilidade de chuvas isoladas à noite. Segundo o Inmet, antes da chegada da chuva, o DF passará por um pico de secura e o índice pode ser ainda menor

O tempo exige cuidados redobrados com a saúde. Por isso, especialistas alertam que a hidratação é primordial. Veja abaixo outras formas de se cuidar:

- Evite a prática de exercícios ao ar livre entre 10h e 16h
- Mantenha-se hidratado
- Use roupas leves
- Use protetor solar
- Dê preferência a alimentos mais leves
- Mantenha os ambientes umidificados

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação