Exposição

Cerrado e primavera são temas de exposição anual de Ikebana

A 33ª edição da Exposição anual da Ikebana Sogetsu tem como tema "Cerrado em Primavera" e apresenta 52 arranjos de 36 artistas diferentes. Todas as noites, programação traz vídeos de demonstração de montagem

Mariana Machado
postado em 25/09/2020 17:10
 (crédito: Divulgação / Ikebana Sogetsu)
(crédito: Divulgação / Ikebana Sogetsu)

Os amantes de arranjos têm até domingo (27/9) para acompanhar a 33ª Exposição anual da Ikebana Sogetsu. Arte milenar japonesa, a Ikebana consiste na montagem de arranjos florais, utilizando também materiais como galhos, pedras e areia.

Neste ano, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, os organizadores resolveram fazer tudo de forma virtual. As atividades tiveram início na terça-feira (22/9), com uma cerimônia de abertura da qual participou o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

Na ocasião, foram apresentados 52 ikebanas, de 36 artistas diferentes. O tema deste ano é “Cerrado em Primavera”, como explica Filomena Kotaka, diretora da Ikebana Sogetsu, a escola que ensina a arte em Brasília.

Todas as noites, a partir das 20h, a escola transmite, pelas redes sociais, vídeos com artistas ensinando técnicas de montagem. “O público tem gostado muito, e respondido bastante. O presencial é bom, porque você vê tudo de pertinho, mas sendo on-line, conseguimos divulgar mais, para quem é de fora. No futuro, acredito que faremos as duas coisas”, avalia Filomena.

Programação

Veja o que ainda será apresentado na exposição, sempre às 20h, na conta @ikebanasogetsu_brasilia, no instagram 

25/9: Demonstração de arranjos livres, com o professor Rodrigo Resende
26/9: Demonstração de arranjos livres, com a professora Sirlei Oliveira
27/9: Retrospectiva da exposição / Exibição de vídeo de todos os trabalhos expostos, e autores

Ikebanas
Ikebanas (foto: Divulgação / Ikebana Sogetsu)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Arranjos estão expostos nas redes sociais do evento
    Arranjos estão expostos nas redes sociais do evento Foto: Divulgação / Ikebana Sogetsu
  • Ikebanas
    Ikebanas Foto: Celina Akemi / Ikebana Sogetsu
  • Ikebanas
    Ikebanas Foto: Divulgação / Ikebana Sogetsu
  • Ikebanas
    Ikebanas Foto: Divulgação / Ikebana Sogetsu
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação