Meio ambiente

Coleta Seletiva no DF durante a pandemia é tema de seminário

Algumas medidas de prevenção contra o coronavírus foram elencadas na sessão, além da importância da coleta seletiva e de outras ações.

Correio Braziliense
postado em 25/09/2020 17:23 / atualizado em 25/09/2020 17:23
Os convidados apresentaram diferentes perspectivas sobre a separação correta de resíduos. -  (crédito: Monique Renne/CB/D.A Press)
Os convidados apresentaram diferentes perspectivas sobre a separação correta de resíduos. - (crédito: Monique Renne/CB/D.A Press)

Na última quinta-feira (24/9), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou o quinto seminário virtual, com o tema Coleta Seletiva no Distrito Federal – Como a população, as cooperativas de catadores e o SLU estão realizando a coleta seletiva em tempos de pandemia. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do SLU no Youtube.

A coordenadora de mobilização do SLU, Luana Sena, fez a mediação do encontro que contou com a participação de Aline Sousa, Diretora Presidente da Rede Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis (CENTCOOP-DF), Andrea Portugal, assessora especial do SLU e Diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) seção DF, e Sérgio Bueno, Presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN).

Durante a transmissão, os convidados apresentaram diferentes perspectivas sobre a separação correta de resíduos, desafios e soluções da manutenção da coleta seletiva com saúde e segurança no Distrito Federal e orientações de descarte correto em tempos de pandemia. Além disso, eles esclareceram várias dúvidas do público em tempo real no chat do Youtube.

Covid-19

No seminário, o CENCOOP-DF explicou algumas das medidas de prevenção ao coronavírus adotadas pelo catadores nas centrais de triagem e falou sobre os benefícios da coleta seletiva. Segundo a Central, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram reforçados, os resíduos que chegam têm que passar por quarentena, os catadores e catadoras que fazem parte do grupo de risco foram afastados, entre outras medidas.

A coleta seletiva gera trabalho e renda para centenas de famílias. No entanto, outras ações são igualmente importantes. É preciso reduzir o consumo e a quantidade de resíduos gerados. Depois, pode-se reutilizar materiais e dar vida nova para eles. Para viabilizar a reciclagem, o cidadão não deve misturar orgânicos e recicláveis porque esses resíduos já perdem grande parte do valor de comercialização ou ficam inviabilizados para serem submetidos ao processo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação