Pacientes em estado grave de covid-19 ainda aguardam UTI no DF

Lista de espera da Secretaria de Saúde mostra que atualmente 13 pessoas aguardam um leito de UTI, com pacientes na espera há 11 dias

Alan Rios
postado em 27/09/2020 14:44
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde - 10/7/20)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde - 10/7/20)

Os números da pandemia no Distrito Federal mostram um cenário de queda de contaminações, mas o enfrentamento ao novo coronavírus ainda não está controlado. Uma lista da Secretaria de Saúde mostra que, neste domingo (27/9), 13 pessoas aguardam transferência para leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Os dados são da Central de Regulação da Internação Hospitalar e foram atualizados às 13h45. A lista mostra pacientes em estado grave e pessoas que estão aguardando um leito de UTI há 11 dias. Especialistas alertam que o quadro de covid tende a evoluir mais a cada dia em que não é possível fornecer o atendimento necessário. 

Os 13 pacientes em espera se dividem em dois subgrupos, o de pessoas que estão em leitos comuns e precisam de uma unidade de terapia intensiva, que são oito, e o de pessoas que já estão em UTI, mas necessitam de outro tipo de leito, mais avançado, que são cinco. Em todos os casos o quadro clínico aponta contaminação ou suspeita de covid-19. Em agosto, a lista chegou a contar com 48 nomes.

Quando computados ainda pacientes com outras doenças, são 81 moradores do DF aguardando leitos de UTI na capital. Atualmente, a capital contabiliza 188.608 casos de infecção pelo coronavírus, sendo que 178.056 estão curados, e 3.183 óbitos em decorrência do vírus. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação