TEMPO

Alerta vermelho no DF: umidade do ar chega a 12%

A temperatura máxima chegou a 34,7ºC na região de Águas Emendadas. Já a umidade alcançou 12% no Gama e 13% em Brazlândia

Thalyta Guerra*
postado em 29/09/2020 14:24 / atualizado em 29/09/2020 14:54
Beber muita água e não se exercitar nos horários mais quentes são cuidados necessários nessa época do ano -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Beber muita água e não se exercitar nos horários mais quentes são cuidados necessários nessa época do ano - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O tempo seco e quente no Distrito Federal se mantém nesta terça-feira (29/9). Ás 11h31, o Instituto de Meteorologia (Inmet) publicou mais um alerta por causa da baixa umidade relativa do ar, que chegou a ficar em 12% na região do Gama e em 13% nas regiões de Águas Emendadas e Brazlândia. O alerta vermelho representa grande risco de incêndios florestais e à saúde, causando doenças pulmonares e dores de cabeça, por exemplo. A temperatura máxima chegou a 34,7ºC em Águas Emendadas.

Nesta segunda-feira (28/9), a Defesa Civil também decretou estado de alerta por cinco dias devido à baixa umidade relativa do ar. Com a sensação de calor mais intensa, o brasiliense precisa aumentar os cuidados em relação ao corpo e à exposição ao sol.

Ingerir bastante líquido, evitar realizar atividades físicas com exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, intensificar a hidratação da pele e umidificar o ambiente são alguns cuidados necessários. O Inmet alerta ainda para que as pessoas evitem bebidas diuréticas como café e álcool.

Para a prevenção de incêndios florestais, a recomendação do Corpo de Bombeiros é não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas; sempre certificar-se que o cigarro está apagado, e descartá-lo em local apropriado; e, caso aviste algum foco de incêndio, ligar para o 193 e indicar o local das chamas.

 

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O tempo seco pode ser prejudicial à saúde
    O tempo seco pode ser prejudicial à saúde Foto: Ed Alves /CB/D.A Press
  • O tempo quente e seco exige atenção especial, como ingestão frequente de líquidos, uso de protetor solar e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h
    O tempo quente e seco exige atenção especial, como ingestão frequente de líquidos, uso de protetor solar e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação