JUSTIÇA

Paciente vai receber R$ 5 mil devido a atraso de teste da covid-19

Em decisão, a juíza substituta Ana Beatriz Brusco do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública condenou o GDF a pagar indenização por danos morais

Thais Umbelino
postado em 30/09/2020 20:24
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A juíza substituta Ana Beatriz Brusco, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública, condenou o Distrito Federal a indenizar em R$ 5 mil um paciente que não recebeu o resultado do exame para covid-19 na data estipulada pela Secretaria de Saúde. Ela também ordenou que o resultado seja publicado em 48 horas, caso não tenha sido divulgado. Cabe recurso da decisão.

O autor entrou com a ação 11 dias depois de realizar um exame RT-PCR no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em 3 de julho, e não receber retorno. Ele exigiu que o GDF fornecesse o resultado do exame e pediu indenização por danos morais devido a “inércia do réu lhe expor a risco e a desconforto, com possibilidade de agravamento do seu quadro”.

Em manifestação, a magistrada concordou com o pedido com a justificativa de que houve omissão ilícita do Distrito Federal. “É direito do paciente ter acesso às informações sobre seu estado de saúde, de maneira clara, objetiva e respeitosa, inclusive com ciência de seus possíveis diagnósticos e diagnósticos”. A juíza também considerou o GDF omisso, por não apresentar contestação no prazo legal. “Não há culpa concorrente da vítima”, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação