Furto de energia

Polícia Civil prende 17 pessoas por furto de energia no Gama

Suspeitos foram indiciados e, se condenados, poderão cumprir pena que varia de um a quatro anos de reclusão

Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resultou na prisão, em flagrante, de 17 pessoas por furto de energia na região da Ponte Alta Norte, no Gama. A ação policiai aconteceu na manhã desta quinta-feira (3/9), pela 14ª Delegacia de Polícia (Gama).

A operação foi batizada de Curto-circuito, o teve objetivo de combater a prática do crime na região. Caso condenados, os autuados podem cumprir pena de um a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa. Participaram das ações, dois delegados, 24 agentes e o Instituto de Criminalística.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), anualmente, a empresa tem um prejuízo em torno de R$ 3 milhões, com furtos de cabos de cobre, furto de transformadores e de postes danificados que não são ressarcidos, muitas vezes pela dificuldade de localizar o autor do estrago. 

Acordo

Em maio deste ano, a Companhia Energética de Brasília (CEB), e a PCDF firmaram um acordo de cooperação técnica para coibir crimes praticados contra a distribuidora de energia e reduzir as perdas decorrentes de tais atos.

Furtos de energia, furto de cabos e transformadores, fraude de medidores de consumo e prejuízos no abalroamento de postes são medidas que prejudicam o fornecimento de energia elétrica à população e, também, trazem prejuízos financeiros à CEB.