Dependentes químicos

Governo cede terreno em Ceilândia para comunidade terapêutica

Espaço será cedido a instituição que atua no acolhimento e recuperação de dependentes químicos em 150 países

Correio Braziliense
postado em 01/10/2020 15:51
Atualmente, Secretaria de Justiça tem parceria com 12 comunidades terapêuticas  -  (crédito:  Foto: Andre Borges/Agência Brasília)
Atualmente, Secretaria de Justiça tem parceria com 12 comunidades terapêuticas - (crédito: Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

A Terracap vai ceder uma área de 360 mil metros quadrados em Ceilândia para a construção de uma unidade masculina da Fazenda Esperança, instituição que acolhe e recupera viciados em crack e outras drogas lícitas e ilícitas. O termo de cessão foi assinado na tarde desta quinta-feira (1º/10) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com a Secretaria de Justiça, atualmente 12 comunidades terapêuticas estão vinculadas à Secretaria de Justiça e mais 26 ao Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal. Segundo Ibaneis, a parceria com essas entidades permite um “retorno maior” no tratamento para a dependência química.

“Existem estudos de que, quando o governo atua nessas área,s ele não consegue atuar da melhor forma. E as comunidades terapêuticas, principalmente as ligadas a entidades religiosas, como é o caso da do Frei Hans, elas têm um retorno muito maior”, afirmou o governador.

A Fazenda Esperança foi criada pelo frade franciscano Hans Stapel, conhecido como Frei Hans, e pelo leigo Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, em 1979, no município de Guaratinguetá, São Paulo. O projeto se expandiu para diversos estados do Brasil e, atualmente, conta com 150 unidades em países como Rússia, Filipinas, Moçambique, Alemanha, México, Guatemala, Paraguai e Argentina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação