ASTRONOMIA

Saiba a melhor hora para admirar a Lua cheia desta quinta-feira (1°/10)

Esta fase da Lua deve durar até sábado (3/10). A seca do Distrito Federal facilita a visualização do único satélite natural da Terra em sua face mais reluzente. Em poucos dias, a Lua começará a minguar.

Samara Schwingel
postado em 01/10/2020 17:34 / atualizado em 01/10/2020 17:41
Lua cheia poderá ser vista a olho nu  -  (crédito: MINERVINO JUNIOR                    )
Lua cheia poderá ser vista a olho nu - (crédito: MINERVINO JUNIOR )

A primeira noite de outubro será agraciada pela Lua cheia. A face mais reluzente do nosso único satélite natural deve durar até sábado (3/10), quando ele começa a transição para a fase minguante. Nesta quinta-feira (1°/10), a Lua deve estar visível às 18h10 e atingir visibilidade máxima às 19h10.

Adriano Leonês, astrônomo do Planetário de Brasília, afirma que as chuvas registradas em 21 de setembro limparam o céu da capital federal. Isso, associado à baixa umidade, garante que os corpos celestes fiquem mais visíveis, tanto de dia quanto de noite.

"Além disso, as turbulências atmosféricas oferecem um aspecto alaranjado ao pôr-do-Sol e ao nascer da Lua", explica Adriano. A 360 mil quilômetros de distância da Terra, a Lua deve permanecer cheia por mais dois dias. "Depois disso, começaremos a ver algumas sombras", adianta Adriano.

Confira imagens da Lua pelas lentes de repórteres fotográficos do Correio:

 

  • Congresso nacional em lua cheia em 2018
    Congresso nacional em lua cheia em 2018 Eraldo Peres/CB/D.A Press
  • Lua cheia sobre a cidade em 2017
    Lua cheia sobre a cidade em 2017 Ed Alves/CB
  • Lua cheia no congresso Nacional em 2019
    Lua cheia no congresso Nacional em 2019 Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Memorial JK e a lua cheia em 2019
    Memorial JK e a lua cheia em 2019 Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Lua cheia poderá ser vista a olho nu
    Lua cheia poderá ser vista a olho nu MINERVINO JUNIOR

 Arquitetura

Além do céu, as construções de Brasília favorecem os amantes de lua cheia. O planalto permite que o horizonte seja visto em grande parte da cidade. A altura dos prédios é limitada pelos órgãos competentes e isso oferece uma visão ampla da capital.

As fases da Lua referem-se a variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, para o satélite dar um giro completo na Terra leva pouco mais de 29 dias. Assim, durante o mês, tem-se, a cada sete a oito dias, diferentes fases da Lua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação