Saúde

Cirurgias eletivas seguem suspensas no DF até 12 de outubro

Secretaria de Saúde afirma que nova suspensão tem como objetivo "assegurar a retaguarda de leitos no momento em que temos uma demanda maior nos hospitais"

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 11:00
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal emitiu uma nova suspensão de cirurgias eletivas na capital. Procedimentos que não são considerados emergenciais deixaram de ser realizados em 29 de junho, por conta da lotação dos hospitais durante a pandemia do novo coronavírus, e a nova previsão de retorno é o dia 12 de outubro.

A pasta alega que “o objetivo é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde, enquanto o Distrito Federal atravessa a pandemia, assegurando a retaguarda de leitos no momento em que temos uma demanda maior nos hospitais”.

Procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes são exceções e continuam sendo realizados normalmente. A previsão de retorno de cirurgias eletivas já foi alterada outras seis vezes no DF, sempre levando em consideração dados da covid-19 na rede, como a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Atualmente, 21 pacientes de unidades de saúde da capital aguardam transferência para um leito de UTI adequado para o tratamento do novo coronavírus. A ocupação total de leitos públicos de UTI com suporte de ventilação mecânica está em 80%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação