Prêmio Brasília

Profissionais que promovem o turismo no DF serão premiados

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) abre as inscrições para o Prêmio 'Brasília: O novo olhar do turismo'. Interessados podem se inscrever até 18 de novembro

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 11:54
Iniciativa vai valorizar quem pensa e constrói o turismo no DF -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Iniciativa vai valorizar quem pensa e constrói o turismo no DF - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Com o intuito de reconhecer os profissionais e iniciativas que têm fortalecido Brasília como destino turístico, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) lança o “Prêmio Brasília: O novo olhar do turismo”. As inscrições seguem até 18 de novembro. Ao todo serão 23 categorias vencedoras, entre pessoas físicas e jurídicas.

Os profissionais que incentivam o turismo da capital podem concorrer nas seguintes categorias: Personalidade do Ano, Mulheres empreendedoras, Academia, Dirigentes e Parlamentares, Gestores e Técnicos, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos), Representantes de Grupos ou Coletivos, Guia de Turismo, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.

Entre as ações desenvolvidas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor estão as categorias:

  • Agências de Turismo
  • Agências de Receptivo
  • Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural
  • Meios de Hospedagem
  • Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária
  • Produção Associada ao Turismo
  • Tecnologia no Turismo
  • Experiências Acessíveis
  • Expressões e Manifestações Culturais
  • Captação de Evento Nacional e Internacional
  • Experiências reformuladas pós-pandemia

Para concorrer é preciso comprovar que as iniciativas contribuíram de forma significativa para o turismo do Distrito Federal, e que tenham sido implementadas nos últimos 24 meses.

As inscrições devem ser enviadas pelo e-mail premio@setur.df.gov.br com toda a documentação exigida e as informações que constam no formulário de inscrição e das declarações do edital disponível no site da secretaria.

A comissão julgadora será composta por representantes da Setur, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). O evento de entrega dos troféus e do selo da premiação ocorrerá em 16 de dezembro.

Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, a premiação tem uma importância fundamental no reconhecimento de iniciativas do segmento. “A cadeia econômica do turismo é ampla e tem um forte componente de inclusão social e de sustentabilidade. Queremos mostrar a força do setor em se transformar, oferecer alternativas, inovar, ao mesmo tempo em que movimenta as engrenagens da economia”, afirma.

De acordo com ela, as empresas do setor foram as que mais sofreram com a pandemia de covid-19, mas o momento é de otimismo com a retomada. “O reaquecimento da economia passa necessariamente pela retomada do turismo, que traz empregos, solidifica a economia local e valoriza o patrimônio imaterial de forma efetiva, a curto prazo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”, completa.

Para a escolha dos vencedores, serão analisados critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas até à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais. Fatores como inovação, sustentabilidade e abrangência territorial também serão avaliados.

Cronograma

Inscrição até 18 de novembro pelo e-mail premio@setur.df.gov.br

19 de novembro: divulgação preliminar dos habilitados por categoria

De 20 a 26 de novembro: prazo para recurso do resultado preliminar

27 de novembro: resultado definitivo dos habilitados por categoria

De 30 de novembro a 1º de dezembro: análise das propostas

1º de dezembro: divulgação preliminar dos finalistas

De 2 a 8 de dezembro: prazo para o recurso

9 de dezembro: resultado dos finalistas

19 de dezembro: cerimônia de entrega dos troféus e declarações de reconhecimento

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação