Saúde mental

Covid-19: UnB cria grupo para pessoas em luto por causa da doença

Os encontros iniciam em 19 de outubro e ocorrerão de 14h30 às 15h30, às segundas-feiras, na plataforma Google Meet.

Ana Clara Avendaño*
postado em 06/10/2020 17:57 / atualizado em 07/10/2020 11:07
A iniciativa visa auxiliar de pessoas que perderam familiares pela covid-19 -  (crédito:  / AFP / Geovanni Flores)
A iniciativa visa auxiliar de pessoas que perderam familiares pela covid-19 - (crédito: / AFP / Geovanni Flores)

O luto é um processo naturalmente difícil, mas assimilar a perda de entes queridos pelo coronavírus no cenário atual é ainda mais delicado. Com o objetivo de auxiliar pessoas que se encontram neste momento de pesar, a doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da UnB, Isabela Machado criou o "Vínculos e Reflexões: Grupo para pessoas em luto pela perda de familiares vítimas da covid-19 ". A iniciativa é uma parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU).

A inscrição é gratuita e realizada pelo Google Formulários. As reuniões ocorrerão a partir de 19 de outubro, às segundas-feiras, das 14h30 às 15h30, via Google Meet. Há 80 vagas disponíveis para participar dos seis encontros do projeto. As sessões são destinadas, somente, àqueles que passaram por perda de familiar em função do coronavírus.

Segundo a Isabela Machado, o distanciamento social e o risco de contaminação fazem o luto pelas vítimas do vírus ser diferente da perda em outras circunstâncias. “O velório reúne um número restrito de pessoas e algumas nem conseguem se despedir do familiar, então, o objetivo do nosso grupo é dar uma oportunidade de elaborar essa experiência, falar do falecido, pensar em outras formas de dizer adeus e de como seguir a vida”, explica a professora.

A iniciativa já está na segunda edição e, de acordo com a doutora em psicologia, o resultado foi bastante positivo. “Eles conseguiram compreender melhor a experiência e criaram novas relações com outros membros do grupo”, conta. Para Machado, a modalidade grupal é essencial neste processo. “Os outros membros do grupo são uma fonte de apoio importante, todos ali compartilharam uma vivência difícil que os une, logo, um participante ampara o outro”, esclarece.

Além da psicóloga Isabela Machado, o projeto conta com a colaboração de Silvia Lordello, doutora em Psicologia Clínica e Cultura, e psicólogos vinculados ao programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Os profissionais estão em treinamento desde agosto para fazer a mediação desses grupos.

Para acessar o questionário de inscrição, clique aqui

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação