Pensando na campanha Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde 1 (UBS) de Taguatinga retomou na quarta (7/10) os atendimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, suspensos desde o início da pandemia. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade agora vão ser atendidas todas as quartas e quintas-feiras, sendo dez vagas por dia e por ordem de chegada. A meta é atender 80 mulheres até o final de outubro, segundo a gerente da UBS, Iraquitânia Bernardo.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), para retomar o atendimento, a direção da UBS adotou todos os cuidados e protocolos de prevenção ao contágio da covid-19. As pacientes agendadas são orientadas previamente a comparecerem usando máscaras. Quando chegam, têm a temperatura aferida, usam álcool gel e mantêm o distanciamento recomendado.
Os servidores também utilizam equipamentos de proteção individual e a sala da consulta é desinfectada após cada atendimento. Depois da avaliação, caso seja necessário, pacientes podem ser encaminhadas para exames de mamografia e papanicolau.
A UBS 1 de Taguatinga atende aos moradores da QNG, QNH, Colônia Agrícola 26 de setembro, Colônia Agrícola Cana do Reino, Coperville e Córregos dos Currais. A população estimada de abrangência é de 36 mil habitantes, que são atendidos por sete equipes de Saúde da Família.
Com informações da SES-DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.