Reabertura

Agências da Receita do DF reabrem nesta sexta-feira

O atendimento presencial será por ordem de chegada até 25 de outubro e, após esta data, será feito apenas por agendamento. Funcionamento será das 12h30 às 18h30

Correio Braziliense
postado em 08/10/2020 18:22
O número de contribuintes nas agências será limitado -  (crédito: Pedro Ladeira/Esp.CB/D.A Press)
O número de contribuintes nas agências será limitado - (crédito: Pedro Ladeira/Esp.CB/D.A Press)

Fechadas desde março, devido à pandemia de coronavírus, as agências da Receita do Distrito Federal reabrirão as portas nesta sexta-feira (9/10). O horário de atendimento será das 12h30 às 18h30.

São sete unidades em diferentes regiões administrativas: Asa Norte, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sia e Taguatinga (confira abaixo os endereços). A princípio, até 25 de outubro, o atendimento será por ordem de chegada e conforme capacidade de cada agência. Após essa data, o atendimento passa a ser feito pelo site www.agenda.df.gov.br.

Desde a suspensão dos atendimentos presenciais, os serviços eram feitos de forma exclusivamente eletrônica. Em 9 de junho, as atividades presenciais foram retomadas nos postos de atendimento localizados em unidades do Na Hora.

Cada agência funcionará com 50% dos servidores em trabalho presencial e 50% em teletrabalho, em regime de revezamento, como medida de segurança. Servidores do grupo de risco continuarão trabalhando de forma remota.

A quantidade máxima de contribuintes em cada agência será condicionada à quantidade de cadeiras disponíveis nas áreas de espera. Além disso, os brasilienses deverão usar máscaras e terão a temperatura aferida - quem estiver com temperatura acima de 37,3 ºC não poderá entrar na agência e será orientado a procurar o serviço de saúde.

Outras medidas tomadas para a reabertura foram a disponibilização de álcool em gel em local de fácil acesso; separação mínima de um metro entre cadeiras nas áreas de espera dos contribuintes; e instalação de dispositivos de vidro nos guichês de atendimento para a separação física entre o servidor e o contribuinte.

Atendimento remoto
Mesmo com as atividades presenciais retomadas, a Secretaria de Economia ressalta que todos os serviços oferecidos pelas pastas estarão disponíveis digitalmente e podem ser acessados pelo site da pasta.

A secretaria reúne os serviços das antigas secretarias de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão. No portal da Receita, são cerca de 430 serviços oferecidos on-line.

De acordo com a pasta, os mais acessados são os relacionados a IPTU e IPVA. Para pessoas jurídicas, os mais procurados são os processos relacionados a ISS e ICMS. Além deles, serviços pertinentes ao Microempreendedor Individual (MEI) e ao Nota Legal também têm grande demanda.


Confira abaixo os endereços das agências da Receita do DF:

Agência de Atendimento da Receita Asa Norte
SEPN 513 - Bloco D - Loja 38 – 70760-524

Agência de Atendimento da Receita Ceilândia
CNN 01, Bloco B - Avenida Hélio Prates – 72225-502

Agência de Atendimento da Receita Gama
Quadra 01, Área Especial, Lote Único - Setor Central – 72405-610

Agência de Atendimento da Receita Planaltina
SHD, Bloco C – 73310-200

Agência de Atendimento da Receita SIA
SIA - SAPS - Trecho 01 - Lote H (Próximo à CAESB - EPTG) – 71200-010

Agência de Atendimento da Receita Taguatinga
CNA - Área Especial S/Nº - Praça Santos Dumont – 72110-035

Agência de Recuperação de Crédito (somente auto atendimento, de 09h30 às 18h30)
Praça Padre Roque, 3ª Avenida, Projeção 6 – 71715-062

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação