Sistema penitenciário

Pátio deve ser interditado após teto cair na cabeça de preso na Papuda

O detento precisou ser levado ao Hospital de Base e outros cinco presos tiveram ferimentos leves. Juíza e equipes técnicas farão vistorias no local

Correio Braziliense
postado em 08/10/2020 21:45 / atualizado em 08/10/2020 21:50
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 28/8/12)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 28/8/12)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou, nesta quarta-feira (7/10), que o pátio do Centro de Internamento e Reedução (CIR) do Complexo Penitenciário da Papuda seja interditado. Decisão ocorre após o teto de uma cela da unidade prisional cair, atingindo um detento na cabeça, que precisou ser encaminhado ao hospital. Outros cinco detentos foram atingidos pela estrutura.

De acordo com a direção do CIR, há rachaduras em outras celas do local que já foram desocupadas como medida emergencial preventiva. Além disso, a magistrada determinou que 330 sentenciados fossem transferidos do CIR para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

“Considerando que o CIR liberou pouco mais de 400 sentenciados para a atual saída temporária, tenho como razoável que, parte deles, seja imediatamente transferida para o CPP, como forma de retomada do seu adequado funcionamento”, afirmou a juíza na decisão.

Os detentos transferidos devem estar inseridos no regime semiaberto, com benefícios externos válidos e podendo usufruir de saídas temporárias. Não poderão ser transferidos aqueles com benefícios externos suspensos ou sem condições de convivência no CPP.

A magistrada relatou que o pátio onde ocorreu o acidente havia sido desinterditado recentemente para separação de presos infectados pelo coronavírus, com parecer favorável da Coordenação de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal que afirmou que não existiam riscos iminentes de desabamento.

Relembre o caso

O desprendimento do reboco aconteceu no Pavilhão M do CIR. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), quatro dos cinco internos tiveram escoriações leves e receberam atendimento médico na própria unidade prisional. O outro foi encaminhado ao Hospital de Base por apresentar um ferimento na cabeça e outro na perna.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação