Emprego

Pesquisa estima 2.860 vagas temporárias para o Natal

De acordo com levantamento feito com lojistas do Distrito Federal, 20,9% sinalizaram para as contratações de final de ano. No ano passado, esse quantitativo era de 22,6%

Correio Braziliense
postado em 09/10/2020 11:40 / atualizado em 09/10/2020 12:31
A expectativa é que os postos temporários sejam criados para atuar durante as vendas do Natal no DF -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
A expectativa é que os postos temporários sejam criados para atuar durante as vendas do Natal no DF - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O número de contratações temporárias de final de ano será menor este ano quando comparado com 2019. De acordo com levantamento feito pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), cerca de 20,9% dos empresários sinalizaram positivamente para as vagas temporárias. A expectativa é que se oferte 2.860 postos de trabalho para atuar durante as vendas do Natal.

No ano passado, nesse mesmo período, 22,6% dos comerciantes manifestaram o desejo de realizar contratações temporárias, o que gerou 3.094 mil postos de trabalho. A pesquisa ouviu 402 lojistas do DF, de diversos segmentos, entre 20 e 27 de setembro.

Para Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF, o levantamento se mostrou positivo mesmo com a baixa oferta de emprego. “Apesar do coronavírus ter impactado diretamente a confiança do empresário quanto à tomada de decisão em aumentar as despesas, notamos uma pequena queda nas contratações quando comparado com o ano passado”, afirmou.

“O Natal é sempre um momento mágico e uma das melhores oportunidades para a recuperação no fluxo de caixa. Por isso, alguns empresários irão aumentar sua mão de obra e efetivar trabalhadores temporários, o que é bom para a economia local e para a recuperação do mercado de trabalho”, completa.

De acordo com a pesquisa, 54,76% dos empresários vão começar a contratar a partir da segunda quinzena de novembro e 36,9% a partir da primeira quinzena de dezembro. Sobre a possibilidade do funcionário ser efetivado, 77,38% disseram que sim — no ano passado esse índice era de 92,2%.

Os principais pré-requisitos apontados para o preenchimento das vagas são: flexibilidade de horário (33,04%); comportamento proativo (24,23%) e experiência prévia para o cargo (22,47%).

Os segmentos com a maior média de contratação por estabelecimento para este ano são:

Minimercado, mercearias e armazéns (7,5%)
Calçados e acessórios (3,9%)
Artigos de armarinho, suvenires e bijuterias (3,17%)
Padaria e confeitaria (3,14%)
Suprimento de informática (2,75%)
Vestuário e acessórios (2,63%)
Cosmético e perfumaria (2,25%)
Cama, mesa e banho (2%)
Joalheria(2%)
Vidraçaria (2%)
Papelaria e livraria (1%).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação