Saúde Pública

Novo Hospital de Ceilândia só será entregue em 2021

Segundo governador, Hospital Materno Infantil de Ceilândia, inicialmente anunciado como Hospital de Campanha, só ficará pronto no início do ano que vem

Mariana Machado
postado em 09/10/2020 16:47 / atualizado em 09/10/2020 16:47
Hospital Materno Infantil de Ceilândia tem novo prazo de entrega, agora, para 2021 -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Hospital Materno Infantil de Ceilândia tem novo prazo de entrega, agora, para 2021 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Hospital Materno Infantil Ceilândia, com ordem de serviço assinada pelo governador Ibaneis Rocha em 13 de julho, só será entregue no início de 2021, conforme informado pelo próprio chefe do Executivo durante visita à Feira Central de Ceilândia, na tarde desta sexta-feira (9/10).

Inicialmente, a obra orçada em R$ 10,4 milhões e instalada na QNN 27, no terreno ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), foi anunciada como Hospital de Campanha e deveria ter sido entregue em até 60 dias. O governador afirmou que, desde o início, a estrutura estava destinada a ser materno-infantil. "Aqui ocorrerá o nascimento de pessoas não só da cidade, mas também do Entorno, muito especialmente da área de Águas Lindas (GO), que vêm para ser atendidos aqui na área de Ceilândia."

Em setembro, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que as obras, iniciadas em 14 de julho, estavam em fase de acabamento, com 80% de conclusão. A previsão era de entrega ainda na segunda quinzena do mês. A promessa era de 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma área de 2 mil metros quadrados construídos.

Agora, a pasta relatou que as obras estão 90% concluídas. "No momento, a construção está iniciando o detalhamento da cobertura e aguardando os equipamentos de ar condicionado. As pinturas internas e externas já foram iniciadas, assim como a instalação da rede de gases e a instalação do piso intertravado", diz. O órgão, no entanto, não explicou o motivo do atraso, limitando-se a dizer que, após a conclusão das obras, um processo de seleção será aberto para formalizar o contrato de gestão da unidade.

Nesta sexta, o governador reforçou a promessa de entrega da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia para o fim deste ano. "Estamos concluindo aqui mais uma UPA nível 3, que vai ser entregue ainda este ano. Tenho muita esperança de que a gente consiga fazer isso, porque os trabalhos estão adiantados."

Covid-19

Juntas, Ceilândia e Sol Nascente são as regiões administrativas com mais casos de covid-19 no DF. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na noite de quinta-feira (8/10), os números chegam a 24,4 mil infectados e 615 mortes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação