TEMPO

Inmet prevê temporais neste sábado, mas tempo deve seguir abafado

Instituto Nacional de Meteorologia prevê temporais no fim deste sábado, mas tempo deve continuar abafado. Ontem, moradores de Brasília comemoraram primeiras precipitações após onda de calor que elevou a temperatura a recordes históricos

Darcianne Diogo
postado em 10/10/2020 07:00
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Depois de longo período de estiagem — amenizado apenas por um dia de chuva — e de uma onda de calor que atingiu diversas regiões do país, finalmente os moradores do Distrito Federal respiraram aliviados com novas precipitações, ontem. Ainda assim, a capital registrou novo recorde de calor para o ano, com máxima de 37,8°C, na Estação Águas Emendadas, em Planaltina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que amanhã e domingo ocorram pancadas de chuvas em pontos isolados.

O recorde histórico de temperatura no DF foi registrado em 1990, quando a máxima atingiu 38,5°C, segundo o Inmet. Ontem, moradores do Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Gama, Águas Claras e Candangolândia foram agraciados com chuviscos. Foi o caso do casal Luiz Carlos Araújo, 27 anos, e Ingrid Paula Mendonça, 25. Os dois moram em Vicente Pires e, da janela, puderam contemplar a precipitação. “O calor estava demais. Umidade muito baixa e esse tempo nos deixa cansado, desmotivado. Uma chuvinha é sempre boa”, disse o médico.

Ingrid, que é estudante de engenharia civil, conta que, quando viu os chuviscos, achou, no primeiro momento, que o céu estava poluído. “Não acreditei, porque não esperava que fosse chover por agora. Mas fiquei superfeliz, deu uma refrescada no clima quente”, destacou. No Núcleo Bandeirante, por exemplo, a chuva formou pequenas poças no asfalto. Em Águas Claras e nas outras regiões, foram registrados apenas alguns pingos de água.

Até granizo

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, o fim de semana deve ser de muita chuva em algumas regiões do DF. O instituto não descarta a possibilidade de queda de granizo nas primeiras precipitações. “A onda de calor foi embora. Aí voltamos ao normal, ao que é esperado para o mês de outubro. Hoje, o céu tende a ficar nublado, com previsão de pancadas de chuva no fim do dia”, detalhou.

Apesar disso, o meteorologista afirma que, mesmo chovendo hoje, o tempo ainda estará abafado. A temperatura ficará entre 13°C (mínima) e 36°C (máxima). A umidade relativa do ar deve permanecer entre 20% e 80%. Para domingo, o Inmet prevê a máxima em 36°C e a umidade do ar entre 40% e 90%. “No feriado de segunda-feira, o tempo estará mais fechado, o Sol abaixando um pouco mais e pancadas de chuva em áreas isoladas”, frisou o Mamedes.

Para este mês, a média de chuvas esperada é de 159,8 milímetros (veja quadro). “Climatologicamente, as precipitações no DF começam a partir da segunda quinzena de outubro, lembrando que, no ano passado, a chuva veio mesmo a partir da segunda quinzena de novembro. Atrasou, porém veio em quantidade boa, até para manter os reservatórios com níveis bons”, ressaltou Olívio Bahia, meteorologista do Inmet.

Alívio

O porteiro aposentado Veridiano de Melo, 61, mora em Taguatinga Norte e tem o costume de ir, ao menos três vezes na semana, ao Taguaparque praticar caminhada. Ele conta que opta por horários após as 16h, para fugir do calorão. “Geralmente, chego ao parque por volta das 17h e dou umas três voltas, o que dá em torno de 40 minutos. É um horário bom, em que o Sol já está se pondo e fica mais confortável em se exercitar”, disse. Ele também foi agraciado pelos chuviscos na região onde mora. “Foi muito bom e até senti o clima mais fresco, um ventinho mais agradável. Com certeza, prefiro o frio. Dá mais disposição”, concluiu.

Nos horários de folga, o advogado Carlos Jefferson Castro, 52, pedala no Taguaparque sempre depois das 17h, para evitar a exposição ao sol. Mesmo admitindo preferir o calor, ele reconhece que o tempo no DF está muito quente e se atenta aos cuidados. “No calor, eu me sinto mais animado para sair ou fazer outra coisa. Mas, realmente, temos que ter atenção. Então, nesse período, eu sempre bebo bastante água, opto por alimentos mais leves, como saladas e verduras, e me exercito tomando os devidos cuidados”, frisou.

Média de chuvas em 2020

Janeiro 283,4mm
Fevereiro 168,7mm
Março 263,5mm
Abril 159,8mm
Maio 26,9mm
Junho 0,0mm
Julho 0,0mm
Agosto 0,0mm
Setembro 29,9mm
Outubro 159,8*
Novembro 226,9mm*
Dezembro 241,5mm*

* Previsão

O que abre e o que fecha

Confira o funcionamento dos principais serviços no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro

» Segurança
Delegacias funcionarão 24 horas. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também atuam normalmente. Defesa Civil funcionará em esquema de plantão, telefone 199.

» Saúde
As emergências dos hospitais e UPAs funcionam 24 horas. Ambulatórios dos hospitais e unidades básicas de saúde retomarão o atendimento na terça. O Hemocentro abre no sábado, das 7h às 18h, e fecha no feriado.

» Transporte público
Os ônibus vão circular de acordo com a tabela horária de domingo, com 40% da frota. O metrô, das 7h às 19h.

» Detran-DF
Não haverá atendimento ao público.

» DER-DF
As reversões na subida do Colorado na Estrutural ficam suspensas.

» BRB
Não haverá atendimento.

» Comércio
Funciona normalmente. Os estabelecimentos de rua estão autorizados a abrir, de acordo com a demanda de cada empresa.

» Ruas de lazer
As três ruas bloqueadas para lazer no Distrito Federal funcionarão, além de domingo, no feriado. O Eixão do Lazer fica fechado para veículos das 7h às 19h. O Viva W3, na W3 Sul, das 6h às 17h. A Rua do Lazer do Paranoá, das 7h às 17h.

Confira o serviço completo no site www.correiobraziliense.com.br

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação