Fiscalização

Sistema on-line vai permitir monitoramento de caçambas ilegais no DF

Parceria do DF Legal com o SLU, o sistema on-line permitirá monitorar caçambas e transportadoras de entulho no DF

Correio Braziliense
postado em 14/10/2020 11:25 / atualizado em 14/10/2020 11:26
Vinte agentes do DL Legal começaram a fazer o treinamento nesta quarta-feira (14/10) -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Vinte agentes do DL Legal começaram a fazer o treinamento nesta quarta-feira (14/10) - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O DF Legal, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), elaborou uma ação que visa reforçar o apoio ao trabalho de fiscalização e notificação de infratores. Um total de 20 agentes do DF Legal começou a fazer o treinamento nesta quarta-feira (14/10), seguido de um acompanhamento do trabalho de campo no dia seguinte. A capacitação envolve utilizar o sistema do SLU de monitoramento de caçambas e empresas transportadoras de entulho, o e-rcc.

Essa parceria vai resultar em ganhos extraordinários para as atividades que unem os dois órgãos”, avalia Rômulo Barbosa, diretor do SLU. “A coincidência é que são gestões recentes, tanto a do SLU quanto a do DF Legal, e ambas imbuídas do propósito de dar celeridade e eficácia às suas ações. Ganham a sociedade e o DF como um todo”, finaliza o diretor.

O e-rcc

O e-rcc é um sistema on-line que monitora 18.439 caçambas e 607 empresas transportadoras de entulho no DF. Essas empresas são obrigadas a se cadastrar no SLU e a emitir um Controle de Transporte de Resíduos (CTR) para cada caçamba carregada. Esse documento só recebe baixa no sistema quando há o descarte correto na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizado na Estrutural.

Se o caminhão não levar a carga para esse local, será preciso comprovar que a descarga foi feita em algum ponto legal – caso contrário, a empresa poderá ser multada. A URE recebe diariamente 497 caminhões privados, transportando peso médio de seis toneladas, o que significa cerca de 3 mil toneladas de entulho descartadas diariamente no local. Esse volume corresponde a mais de 60% do total recebido na URE, considerando que o próprio SLU e outros órgãos de governo, como a Novacap, respondem por pouco mais de 2 mil toneladas por dia.

Os agentes do DF Legal vão poder utilizar o sistema constantemente, já que ele permite também verificar, na hora, se qualquer caçamba estacionada no DF possui o CTR ou se é clandestina. Com isso, o DF Legal pode programar sua ação para notificar os infratores.

“A integração do sistema que monitora e controla as caçambas e transportadores com a fiscalização vai dar a efetividade necessária para acabarmos com o descarte ilegal”, explica o diretor de tecnologia do SLU, André Pimenta. O subsecretário de fiscalização do DF Legal, José Ribamar Carvalho salienta: “vamos fazer o melhor para coibir as pessoas que insistem em depositar entulho nas vias públicas e agir imediatamente contra empresas que estão atuando à margem da lei”.

*Com informações do SLU

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação