Higiene

Dia Mundial de Lavar as Mãos: hábito previne transmissão de doenças

Segundo a OMS, a prática reduz infecções e promove a segurança da população

Correio Braziliense
postado em 14/10/2020 11:45 / atualizado em 14/10/2020 14:25
Com o objetivo de promover a conscientização, em 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos -  (crédito: Crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
Com o objetivo de promover a conscientização, em 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos - (crédito: Crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)

Lavar bem as mãos é uma ação que sempre foi importante, mas ganhou um significado especial nos últimos meses. Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o hábito simples, aprendido desde a infância, se mostra essencial no combate a diversos tipos de doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), higienizar as mãos, apesar de ser uma ação eficaz no combate a muitas doenças, ainda é bastante negligenciada. A prática, quando realizada, é capaz de reduzir infecções e promover a segurança da população.

Com o objetivo de promover a conscientização, em 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar o hábito e fazer com que tal atitude faça parte do cotidiano de todos.

De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos. O profissional explica que as mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo.

“É por meio delas que se busca ou leva quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bacterianas (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais”, detalha o profissional.

Além de higienizar as mãos, o médico ressalta que é extremamente importante a lavagem de objetos, alimentos e tudo o que a mão toca.

Dicas para uma boa higienização da mãos:

molhe as mão com água corrente;
use sabão ou detergente e ensaboe as mãos, os punhos, até o meio do antebraço;
esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
enxague as mãos e braços em água corrente;
seque com papel toalha.

Quando lavar as mãos?

Antes e após o preparo de alimentos;
Antes de fazer refeições;
Antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;
Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
Sempre depois de usar o banheiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação