CB Saúde

Segundo oncologista, DF pode ter 730 novos casos de câncer de mama por ano

Em entrevista ao CB. Saúde, o mastologista do Instituto do Câncer de Brasília, Gustavo Gouveia, ressaltou os cuidados de prevenção ao câncer de mama

Correio Braziliense
postado em 14/10/2020 15:53 / atualizado em 14/10/2020 17:55
O mastologista foi o entrevistado do CB. Saúde nesta quarta -  (crédito: Marcelo Ferreira)
O mastologista foi o entrevistado do CB. Saúde nesta quarta - (crédito: Marcelo Ferreira)

No mês da campanha nacional de prevenção ao câncer de mama, o mastologista e oncologista do Instituto do Câncer de Brasília Gustavo Gouveia fala sobre os cuidados e alerta em relação ao tumor mamário que atinge, em sua maioria, mulheres acima dos 50 anos. Em entrevista CB.Saúde — parceira do Correio e da TV Brasília —, desta quarta-feira (14/10), o médico tirou dúvidas comuns e ressaltou a importância do autoexame e dos exames de rotina.

De acordo com ele, no Brasil são esperados, anualmente, cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama. “Aqui no DF nós esperamos 730 novos casos, em média, por ano”, pontuou. Com o número alto de chances de ter a doença, o melhor caminho é a prevenção e, principalmente, o diagnóstico precoce. “O autoexame permite a detecção do câncer de mama pela própria paciente em um estágio mais inicial possível”, ressalta.

Há ainda os exames de imagem, mamografia, e exames clínicos que devem ser acompanhados por um profissional da saúde. Mulheres acima dos 50 anos devem realizar esse exame de dois em dois anos. No caso do autoexame, é recomendado que seja mensal. Os alertas são para a aparição de nódulos na mama, na axila e sangramento no mamilo.

A utilização de anticoncepcionais e reposição hormonal pode aumentar os riscos de contrair o câncer de mama. Segundo Gustavo Gouveia, quanto maior exposição hormonal, maior são os riscos de ter o câncer de mama.

Confira a entrevista na íntegra:


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação