ARTES

Evento virtual revive anos 1980 no Museu Histórico e Artístico de Planaltina

O projeto ocorrerá nas quartas-feiras de outubro e novembro, no canal do YouTube da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina (AACHP), e na Fanpage do Facebook

Ana Clara Avendaño*
postado em 14/10/2020 20:13
 (crédito: Divulgação/ComonosTemposdoQuintal)
(crédito: Divulgação/ComonosTemposdoQuintal)

A Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina (AACHP) revive, a partir desta quarta-feira (14/10), manifestações artísticas dos anos 1980 no quintal do Museu Histórico e Artístico de Planaltina (MHAP). O evento é virtual, gratuito e livre para todos os públicos. O "Sarau do Museu — Como nos Tempos do Quintal" traz lançamentos literários, exposições de artes visuais e artesanato, poesia, música, cinema, memória, roda de conversa, performance, dança e teatro.

Desde 1986, o MHAP ocupa um casarão centenário e tombado como patrimônio cultural do Distrito Federal. O quintal do local é palco de apresentações de representantes da cena cultural do DF, do Entorno e de outros Estados.

Como forma de manter a tradição e respeitar as diretrizes de enfrentamento à covid-19, a programação será veiculada, nas quartas-feiras de outubro e novembro, no canal do YouTube da AACHP e na Fanpage do Facebook. Os interessados podem conferir no Instagram da associação pílulas das atrações e toda a programação do evento.

Apresentam-se pelo projeto: Mamulengo sem Fronteiras; Keijin do Acordeon e Forró do Cerrado; Dani di Paula; Banda MMaRRul; Pilado de Barbatão; Daren e Caster Boorges e Trio. Além de Cia Transições de Dança; Casa de Lafond; DJ Mica, Marcos Maciel Viola, Cantorios e Catira; Pedro Guian; e Guerra do Flow.

Projeto

De acordo com a arte-educadora e presidente da AACHP, Simone Macedo, o "Sarau do Museu" tem o objetivo de trazer novas roupagens da linguagem cultural para dentro do espaço tradicional, que está na memória afetiva das pessoas. “Nós tivemos de vogue à catira”, conta.

“O evento ocorre desde 2009 como uma releitura de um tempo áureo, onde o museu era um point de todo o DF. No quintal do museu, havia toda uma manifestação cultural com artesanato, músicas e danças”, aponta a ativista. A partir do projeto, a AACHP recebeu o título de Ponto de Memória pelo Ibram/Museus/MinC e de Ponto de Cultura do Distrito Federal, pela Secretaria de Cultura, em 2014.

Sarau do Museu

"Como nos Tempos do Quintal" é uma realização da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do GDF, e apoios da Rádio Utopia FM e da Administração Regional de Planaltina.

 

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

 

Confira a programação:

 

Outubro

Dia 14: “Mamulengo + Kejim do Forró”

Dia 21: “Casa de Lafond”

Dia 28: “Marcos Maciel + Pilado de Barbatão”

Novembro:

Dia 4: “Caster Boorges Trio + Dani Di Paula”

Dia 11: “Banda Mmarrul + Banda Daren”

Dia 18: “Cia de Dança Transições + DJ Mica”

Dia 25: “Pedro Guian + Guerra de Flow”

Canais de veiculação dos saraus

No YouTube: youtube.com/channel/UCF47BnUZ-BpjfWseJUF4RLQ

No Facebook: facebook.com/saraudomuseu

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação