Patrimônio histórico

Casarão centenário é derrubado no Setor Tradicional de Planaltina

A Casa de Dona Negrinha estava fechada há mais de 10 anos. A residência é propriedade de um dos descentes de Delmira Fernandes Guimarães, que dá nome ao local. No entanto, estrutura estava em área de tutela de tombamento. Secretaria de Cultura classificou derrubada como "crime contra o patrimônio cultural"

Ana Clara Avendaño*
postado em 30/09/2020 18:38 / atualizado em 30/09/2020 20:09
O casarão foi posto a venda em 2016.  -  (crédito:  Antonio Cunha/CB/D.A Press)
O casarão foi posto a venda em 2016. - (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Na manhã desta quarta-feira (30/9), o casarão, conhecido como Casa da Dona Negrinha, localizado na Rua 13 de Maio do Setor Tradicional de Planaltina, foi derrubado sem a ciência da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec). A construção histórica faz parte da área de tutela do tombamento do Museu Histórico e Artístico de Planaltina (Decreto nº 6.939/1982). No entanto, o imóvel é propriedade particular de um descendente de Delmira Fernandes Guimarães, conhecida como Dona Negrinha. A secretaria afirmou que trata-se de crime "contra o patrimônio cultural".

De acordo com a pasta, a Casa da Dona Negrinha estava fechada há mais de uma década, sofrendo com lenta degradação devido à falta de manutenção preventiva e corretiva por parte do proprietário. Nessa terça-feira (29/9), a Secec detectou o desabamento de uma das fachadas da casa em uma vistoria. Em seguida, a Região Administrativa de Planaltina recebeu uma notificação da pasta e entrou em contato com o proprietário (que não morava no local) e a Defesa Civil.

A Casa da Dona Negrinha sofria com ação do tempo e da falta de manutenção
A Casa da Dona Negrinha sofria com ação do tempo e da falta de manutenção (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)


A secretaria comunicou, por meio de nota oficial, que tomará as devidas providências a respeito da derrubada do casarão. “Lamentavelmente fomos surpreendidos com a demolição de toda a estrutura, determinada pelo proprietário. A Secec solicitará o acionamento das instâncias administrativas, fiscalizadoras e jurídicas competentes, para proceder às medidas necessárias à apuração do ocorrido, assim como à aplicação das medidas legais cabíveis, considerando tratar-se de crime contra o patrimônio cultural”, informou.

Assim como a Secretaria de Cultura, a Administração Regional de Planaltina lamentou a derrubada do imóvel. “Uma construção da nossa história se despediu de uma forma triste nesta manhã. Ressaltamos que essa propriedade se trata de uma propriedade particular, e que nós, enquanto administração, não temos poder sobre a construção e que também fomos pegos de surpresa”, afirmou a responsável pela RA nas redes sociais.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) emitiu nota de repúdio sobre a demolição. O partido declara que o ato causou enorme dano ao conjunto histórico do único assentamento urbano centenário do DF. "O descaso, a irresponsabilidade e a omissão do GDF com o patrimônio histórico e cultural no DF é vergonhoso, inaceitável e agrava-se quando se trata das edificações que contam a história da capital do país", completa a nota.

A arte-educadora e presidente da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina-DF (AACHP), Simone Macedo, questiona a necessidade de derrubar o casa. Segundo ela, a AACHP lutava pela Casa da Dona Negrinha, apesar de o local não possuir tombamento individual. “Nós fomos surpreendidos por esse crime, estamos em estado de choque. O casarão é um bem e estava em uma área de tutela, então ele deveria ser preservado” declara a ativista.

Segundo Macedo, a construção tinha entre 120 a 140 anos de idade e foi batizada como Casa da Dona Negrinha por um costume da região. “Todos os casarões da cidade possuem nome de mulheres. Na história oral, conta-se que pelo fato de os homens saírem com frequência e ficarem muito tempo fora, as casas eram conhecidas pelo nome da matriarca da família”, explica a educadora.

* Estagiária sob supervisão de Guilherme Marinho

  • O imóvel tinha entre 120 a 140 anos.
    O imóvel tinha entre 120 a 140 anos. Antonio Cunha/CB/D.A Press
  • A Casa da Dona Negrinha sofria com ação do tempo e da falta de manutenção
    A Casa da Dona Negrinha sofria com ação do tempo e da falta de manutenção Antonio Cunha/CB/D.A Press
  • O casarão foi posto a venda em 2016.
    O casarão foi posto a venda em 2016. Antonio Cunha/CB/D.A Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação