Imunização

Poliomielite: em duas semanas, Saúde vacinou quase 20% do público-alvo

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% as crianças maiores de um ano e menores de cinco

Correio Braziliense
postado em 19/10/2020 09:59 / atualizado em 19/10/2020 10:00
Mais de 31 mil crianças já foram vacinadas contra a poliomelite -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Mais de 31 mil crianças já foram vacinadas contra a poliomelite - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O último sábado (17/10) foi marcado pelo Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, causadora da paralisia infantil, que alcançou a imunização de 14.930 crianças em todo o Distrito Federal. Apenas no sábado, a cobertura vacinal foi de 9,2% do público-alvo estimado em 160 mil crianças maiores de um ano e menores de cinco.

Ao todo, durante duas semanas da campanha, foram vacinadas 31.775 crianças contra a poliomielite, o que representa uma cobertura vacinal de 19,7%. O secretário da saúde, Osnei Okumoto orienta que os pais procurem as salas de vacina e que não tenham medo de procurar as unidades. “Todas estão preparadas para receber as crianças com toda segurança, respeitando o distanciamento social”.

A abertura nacional da campanha ocorreu no posto de vacinação, montado para o Dia D, na Administração Regional de Ceilândia com a presença do secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto e do subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero.

Durante o Dia D foram abertas 95 salas de vacina em todo o DF com funcionamento das 8h às 17h. Até 30 de outubro, a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% do público-alvo. Um total de 135 salas foram abertas  durante a campanha. “O objetivo do Dia D é mobilizar a população e mostrar a importância de levar os filhos para vacinar e protegê-los de uma doença tão grave como a poliomielite”, afirma Osnei Okumoto.

Campanha de Multivacinação

Além da vacinação contra a poliomielite, as salas de vacina estarão abertas para atualização da caderneta de vacina. A campanha nacional de Multivacinação ocorre paralelamente à campanha contra a poliomielite. Adolescentes menores de 15 anos devem comparecer aos locais para receberem eventuais vacinas que estejam faltando em seus cartões.

Até o momento, 68.513 crianças e adolescentes entre zero e 15 anos compareceram às salas de vacina e, deste total, 42.193 estavam com alguma dose pendente, de acordo com a SES. Apenas no Dia D, compareceram 35.366 crianças e adolescentes e 22.515 foram vacinadas.

A Secretaria de Saúde esclareceu que, no período de janeiro a abril de 2020, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas esperadas pelo Ministério da Saúde.

“Nos últimos anos, as coberturas vacinais vêm diminuindo. Isso ocorre pela falsa sensação de que estamos seguros, de que a doença já foi erradicada e não há necessidade de tomar uma segunda dose da vacina. Há influência de fake news e, em 2020 especificamente, a pandemia também pode ter contribuído para isso”, explica Alberto Correia, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

*Com informações da SES-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação